PUBLICIDADE

Estados Unidos

Biden promete lutar até o fim por reforma migratória nos EUA

21 jun 2013 - 05h31
(atualizado às 05h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, garantiu ontem (quinta-feira) diante de uma organização latina reunida em Las Vegas (Nevada) que a Administração de Barack Obama lutará até o fim para conseguir a aprovação de uma reforma migratória integral.

"É a luta de nossas vidas", declarou e assegurou que "o que torna os EUA um lugar único" é, precisamente, a imigração.

"Estivemos em muitas lutas antes, mas francamente, esta é a luta de nossas vidas. É a mais importante", garantiu Biden durante a entrega dos Prêmios da Juventude e Jovens Adultos, concedidos na convenção anual da Liga de Cidadãos Latino-americanos Unidos (LULAC), uma das maiores e mais antigas organizações de direitos civis do país.

"Há muita coisa em jogo para a comunidade latina e para todo o país", afirmou o dirigente.

"Faz muito tempo que devemos proporcionar um caminho justo para a legalização e a cidadania desses 11 milhões de imigrantes ilegais. O povo sabe que a imigração é o sangue vital deste país. O que torna os EUA um lugar realmente único não é só sua Constituição, mas a permanente renovação de energia, cultura e determinação que chega com cada fluxo de imigrantes", acrescentou.

O vice-presidente lembrou que a comunidade latina desempenha um papel fundamental na hora de determinar o futuro dos EUA e que, apesar de, historicamente, cada onda de imigrantes ter sido recebida com hostilidades por parte de grupos reduzidos, o país sempre se beneficiou das contribuições dessa população.

"A América sempre recebeu o imigrante de braços abertos", declarou.

Biden insistiu que existem mais de 50 milhões de latinos no país e que 25% da população estudantil americana é de origem latina. Esta comunidade representa, além disso, 17% do total de estudantes universitários.

"A pergunta que nós devemos fazer não é o que a reforma migratória pode fazer pela comunidade latina, mas o que ela pode fazer para a América", afirmou Biden diante dos aplausos de integrantes da organização. "A resposta é clara: pode e será importante para os Estados Unidos", ressaltou.

Em seguida, mencionou alguns números do Escritório do Orçamento do Congresso (CBO) para conseguir a aprovação da reforma migratória. Biden explicou que ela reduziria o déficit em US$ 197 bilhões nos próximos 10 anos, enquanto o PIB aumentaria 3,3% na próxima década.

"É hora de encerrar o debate. É preciso aprovar esta lei e quando o fizermos, prometo que haverá um impacto na transformação do futuro desta nação. As lágrimas serão substituídas por esperança. Vamos dar a oportunidade para essa gente ser tratada como americanos decentes", disse.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade