PUBLICIDADE

Oriente Médio

Biden e Mubarak analisam diálogo entre palestinos e Israel

7 jun 2010 - 09h40
(atualizado às 10h49)
Compartilhar

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, analisou nesta segunda-feira com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, o estado das negociações indiretas entre palestinos e israelenses, entre outros temas.

Joe Biden conversa com Hosni Mubarak durante um encontro em um resort no Egito
Joe Biden conversa com Hosni Mubarak durante um encontro em um resort no Egito
Foto: Reuters

A reunião aconteceu na cidade turística de Sharm el-Sheikh, no sul da Península do Sinai, mas não houve declarações à imprensa após a entrevista.

Biden chegou ontem ao Egito como parte de uma viagem pela África, em sua primeira visita ao país desde que assumiu o cargo em janeiro de 2009.

Segundo a televisão estatal egípcia e a agência oficial de notícias Mena, Biden e Mubarak analisaram, entre outros assuntos, o estado do diálogo indireto entre israelenses e palestinos que começou no dia 9 de maio.

Também conversaram sobre a situação no Iêmen, Iraque e Somália, sobre o programa nuclear iraniano e acerca do último ataque israelense contra uma frota de assistência humanitária que se dirigia à faixa palestina de Gaza.

Mubarak falou da necessidade de terminar com o bloqueio que Gaza sofre desde junho de 2007 e no qual Egito também é parte, já que até pouco tempo só abria ocasionalmente, e por razões humanitárias, o posto fronteiriço de Rafah, o único que não está sob controle de Israel.

Essa passagem ficou aberta indefinidamente um dia depois do ataque do dia 31 de maio contra a frota que se dirigia a Gaza, a fim de permitir o acesso de produtos humanitários e a saída de doentes.

No entanto, não há informações se no futuro será autorizado o livre fluxo de mercadorias e pessoas.

Na reunião, o governante egípcio insistiu em defender sua iniciativa para que o Oriente Médio seja uma área livre de armas nucleares e disse também que Israel, um país que os especialistas suspeitam que tenha armas atômicas, deveria ser incluído nessas iniciativas.

Depois da reunião, Biden viajou para o Quênia, na segunda etapa de sua viagem pela África que termina na África do Sul.

EFE   
Compartilhar
Publicidade