PUBLICIDADE

Estados Unidos

Biden descarta intenção de remover embargo dos EUA a Cuba

28 mar 2009 - 17h34
(atualizado às 17h50)
Compartilhar

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, disse neste sábado que os Estados Unidos não planeja levantar o seu embargo a Cuba. "Não", disse Biden aos repórteres durante uma reunião no Chile, quando lhe perguntaram se os EUA planejam remover o embargo a Cuba.

"Nós achamos que o povo cubano deveria decidir o próprio destino e deveria poder viver em liberdade e ter alguma perspectiva de prosperidade econômica", acrescentou ele.

Vários ministros da Defesa sul-americanos pediram este mês ao presidente dos EUA, Barack Obama, que levante o embargo a Cuba, dizendo que essa iniciativa é crucial para a melhoria das relações dos EUA com a região.

"Obama e eu deixamos claro durante nossa campanha que pensamos que há a necessidade de uma transição em nossa política para Cuba", acrescentou Biden. A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou no mês passado uma legislação que suaviza as restrições ao comércio com Cuba e viagens de pessoas para visita a parentes na ilha.

Os partidários do fim do embargo esperavam que a ação do Congresso fosse o primeiro passo em direção à revisão e possivelmente à reversão da política de afastamento dos EUA de Cuba, que dura décadas.

Obama deixou claro que é a favor do relaxamento dos limites em viagens de famílias e na remessa de dinheiro de cubano-americanos para Cuba, embora ele diga que o embargo comercial dos EUA deva continuar em vigor para pressionar por reformas democráticas na ilha.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade