PUBLICIDADE

Estados Unidos

Ben Affleck arrependido por esconder que teve ancestral escravocrata

22 abr 2015 - 11h12
(atualizado às 11h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O astro de Hollywood Ben Affleck afirmou que sentiu vergonha ao tomar conhecimento de que um de seus ancestrais tinha escravos e se arrepende de ter solicitado aos produtores de um programa de TV que não revelassem a informação.

Affleck apareceu no fim do ano passado no programa "Finding Your Roots", de exibição nacional e que rastreia as raízes dos convidados famosos.

O ator e diretor, famoso pela defesa das causas liberais, ficou abalado ao saber que, além de ter um antepassado que era um herói da Guerra Revolucionária, tinha um familiar que possuía escravos.

"Depois de uma pesquisa exaustiva dos meus ancestrais para o 'Finding Your Roots', descobriram que um de meus familiares distantes era dono de escravos", escreveu Affleck no Facebook.

"Eu não queria que nenhum programa de televisão sobre minha família incluísse um cara que era dono de escravos. Estava envergonhado. Apenas pensar nisto me deixou com um gosto ruim na boca", disse.

"Eu me arrependo do pensamento inicial de não incluir o tema da escravidão na história", escreveu Affleck.

O ator destacou ter aprendido uma lição importante sobre a tentativa de esconder o passado.

"Não merecemos crédito ou culpa por nossos antepassados e o grau de interesse nesta história sugere que ainda estamos, como nação, lutando com o terrível legado da escravidão", completou.

As revelações sobre os antepassados do artista vieram à tona por um e-mail divulgado pelo Wikileaks.

O e-mail é parte de uma série de mensagens embaraçosas divulgadas após o ataque de hackers contra a Sony Pictures em 2014 e publicada pelo Wikileaks.

Na mensagem, o diretor geral da Sony, Michael Lynton, e o professor de Harvard e apresentador do programa "Finding your Roots", Henry Louis Gates, trocam opiniões sobre o pedido de Ben Affleck para que não fosse mencionado que um de seus ancestrais era dono de escravos.

"De maneira confidencial, pela primeira vez, um de nossos convidados pediu uma edição sobre algo a respeito de um de seus antepassados, o fato de que tinha escravos. Nunca alguém havia tentado censurar ou editar algo que descobrimos. É uma megaestrela. O que devemos fazer?", questionou.

Lynton aconselha Gates a censurar a informação, mas este último expressou o temor de que a decisão poderia "comprometer sua integridade".

O programa acabou por não fazer referência ao antepassado de de Ben Affleck.

Affleck, que interpretará em 2016 o herói Batman no cinema, não é a primeira vítima do ataque cibernético contra a Sony.

Em mensagens já divulgadas, um diretor descreve a atriz Angelina Jolie como uma "menina mimada com pouco talento", e outros e-mails mostram comentários racistas a respeito do presidente americano Barack Obama.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade