PUBLICIDADE

Estados Unidos

Avião de autor de trilha de "Titanic" se envolve em acidente fatal nos EUA

23 jun 2015 - 05h11
Compartilhar
Exibir comentários

O compositor James Horner, que ganhou dois Oscars pela trilha sonora de "Titanic" e também foi responsável pelas músicas de outros sucessos como "Avatar" e "Coração Valente", se encontra desaparecido e poderia ter morrido em um acidente aéreo depois que uma aeronave de sua propriedade caiu nesta segunda-feira na Califórnia, nos Estados Unidos.

Os rumores sobre a possível morte de Horner, de 61 anos, se multiplicaram durante a madrugada desta terça-feira após a confirmação de que a aeronave acidentada ontem pertencia ao famoso compositor, mas as autoridades locais ainda não confirmaram seu falecimento.

A publicação "The Hollywood Reporter" citou uma mensagem postada no Facebook pela assistente pessoal de Horner, Sylvia Patrycja, que relatava a morte do artista.

"Perdemos uma pessoa maravilhosa, com um coração enorme e um talento incrível. Morreu fazendo o que amava. Obrigado por todo seu apoio", escreveu Patrycja na rede social, segundo a publicação.

No entanto, o advogado de Horner, Jay Cooper, disse não poder confirmar se era Horner quem estava pilotando o avião, já que o premiado compositor possui várias aeronaves.

"Não tivemos nenhuma notícia dele desde o acidente", disse Cooper à rede de televisão "CNN".

O pequeno avião caiu perto do Bosque Nacional de Los Padres, por volta de 96 quilômetros ao norte da cidade de Santa Bárbara, na Califórnia.

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, sigla em inglês) confirmou em comunicado que a aeronave era um monomotor S312 Tucano e que o piloto morreu no acidente, mas indicou que as autoridades locais serão as responsáveis por identificar a vítima.

Ao longo de sua carreira, Horner recebeu dez indicações ao Oscar e ganhou dois pela trilha sonora de "Titanic", em 1997, e pela canção desse filme, "My Heart Will Go On", interpretada pela canadense Céline Dion.

Horner também ganhou indicações pelas composições de "Aliens: o Resgate", "Apollo 13", ""Uma Mente Brilhante"", "Avatar", "Coração Valente", "Field of Dreams" e "Casa de Areia e Névoa", além da canção "Somewhere Out There", do filme infantil "Fievel - Um Conto Americano".

Entre as mais de 100 trilhas que compôs também estão sucessos como: "A Máscara do Zorro", "Lendas da Paixão", "Gasparzinho: o Fantasminha Camarada", "Jumanji" e "O Espetacular Homem-Aranha".

Nascido em Los Angeles em 1953, Horner começou a tocar piano aos 5 anos e se formou em Londres, no Royal College of Music, segundo uma biografia publicada no site "Imdb", especializado em cinema.

Na década de 1970, Horner retornou à Califórnia para continuar estudando música em duas universidades desse estado, até fazer doutorado em Teoria e Composição Musical na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

Após um tempo compondo trilhas sonoras para projetos estudantis chegou seu primeiro trabalho de alto perfil, "Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan", em 1982. Depois disso, Horner passou a receber ofertas de diretores de cinema com cada vez mais renome.

Durante sua carreira, Horner trabalhou para George Lucas, Steven Spielberg, James Cameron, Oliver Stone e Ron Howard, entre outros.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade