PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA suspeita que jovem esteja infectada com peste bubônica

30 out 2015 - 23h53
(atualizado em 31/10/2015 às 16h18)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades do Oregon, estado da costa oeste dos Estados Unidos, informaram que uma jovem está internada em uma unidade de terapia intensiva após ter contraído o que parece ser peste bubônica em uma expedição de caça.

"A Divisão de Saúde da Autoridade de Saúde Pública do Oregon e o Departamento de Saúde Pública do Condado de Crook estão confirmando um caso de peste bubônica em uma jovem do Condado de Crook", assinalaram as autoridades em comunicado que foi repercutido nesta sexta-feira pela imprensa local.

O texto assinala que a jovem parece ter contraído a doença por causa da picada de uma pulga durante uma expedição de caça perto da cidade de Heppner, no Condado de Morrow, no dia 16 de outubro.

O comunicado indica que a jovem parece ter ficado doente no dia 21 de outubro e que foi hospitalizada três dias depois.

As autoridades disseram que estão investigando a doença e destacaram que ninguém mais parece ter sido afetado com essa infecção.

"Muita gente acredita que a peste é uma doença do passado, mas ela ainda está muito presente em nosso meio ambiente, sobretudo entre a vida selvagem", destacou no comunicado Emilio DeBess, veterinário estadual.

DeBess recomendou que as pessoas evitem qualquer contato com roedores selvagens e pediu aos que gostam do lazer ao ar livre que não alimentem os esquilos e outros roedores e nunca toquem na pele de animais mortos ou doentes.

O veterinário também insistiu que as pessoas devem proteger os animais domésticos das pulgas e evitar seu contato com animais selvagens.

A peste bubônica pode ser tratada com antibióticos se for diagnosticada a tempo e é incomum no estado do Oregon, onde só foram detectados oito casos desde 1995, nenhum deles mortal.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade