PUBLICIDADE

Estados Unidos

Autores do atentado de Boston planejavam atacar Nova York (prefeito)

25 abr 2013 - 16h10
(atualizado às 16h12)
Compartilhar

Os responsáveis pelos ataques em Boston planejavam atacar Nova York, anunciou nesta quinta-feira o prefeito nova-iorquino Michael Bloomberg.

"Ontem à noite, fomos informados pelo FBI que o agressor sobrevivente revelou que Nova York era seu próximo alvo. Ele aparentemente disse ao FBI que ele e seu irmão queriam dirigir até Nova York e explodir outras bombas na Times Square", declarou Bloomberg", declarou Bloomberg durante uma coletiva de imprensa.

"Eles construíram várias outras bombas, e sabemos que tinham capacidade para praticar este atentado", acrescentou o prefeito.

Bloomberg, que estava acompanhado do chefe da polícia de Nova York, Ray Kelly, informou que essas informações foram fornecidas pelos investigadores de Boston, com base nas declarações do irmão mais novo, Djokhar, de 19 anos, que está hospitalizado.

Na quarta-feira, o chefe da polícia mencionou o plano dos dois irmãos de ir a Nova York, mas acrescentou que o objetivo era "festejar".

Foi o que Djokhar disse em um primeiro momento, explicou nesta quinta.

Durante o segundo encontro, ele explicou que com seu irmão eles tinham decidido "espontaneamente" ir a Nova York e atacar a Times Square, após terem levado um carro junto com seu motorista na quinta à noite perto de Boston, indicou Kelly.

Infelizmente para eles, acrescentou, o carro não tinha combustível o bastante. Eles então pediram que seu proprietário parar em um posto de combustíveis, mas o motorista escapou e ligou para a polícia, que, em seguida, começou a perseguir o carro.

O irmão mais velho foi morto pouco depois de uma troca de tiros, e o mais jovem ficou gravemente ferido e foi detido na sexta-feira, escondido em um barco.

O duplo atentado de Boston, perto da linha de chegada da maratona da cidade, deixou três mortos e 264 feridos em 15 de abril.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade