PUBLICIDADE

Estados Unidos

Ataques dos EUA atingem área de treino de rebeldes na Síria

Segundo Observatório Sírio para os Direitos Humanos, mais de 50 militantes morreram nesses bombardeios

23 set 2014 - 08h09
(atualizado às 08h10)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Sírios colocam restos de objetos atingidos durante ataques dos Estados Unidos nesta terça-feira</p>
Sírios colocam restos de objetos atingidos durante ataques dos Estados Unidos nesta terça-feira
Foto: RMC/STR / AFP

Os Estados Unidos, com o apoio de seus aliados árabes, atingiram alvos do grupo Estados islâmico, incluindo campos de treinamento, bases e suprimentos de armas no norte e no leste da Síria em dezenas de ataques aéreos e com mísseis nesta terça-feira, disseram militares norte-americanos e um grupo de monitoramento do conflito.

"Os EUA lançaram oito ataques contra o grupo Khorasan ao oeste de Aleppo em campos de treinamento, depósitos de explosivos e instalações de controle e comunicações", explicou o Comando Central americano em um comunicado.

A operação foi exclusiva das forças dos EUA, enquanto os ataques aéreos contra o EI contam com a participação das "nações aliadas" do Bahrein, Jordânia, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes, confirmou o Pentágono na nota.

Os ataques dos EUA também tiveram como alvo o grupo Frente Nusra, filiado à Al-Qaeda, no norte da Síria. Segundo o grupo de monitoramento Observatório Sírio para os Direitos Humanos, mais de 50 militantes morreram nesses bombardeios.

O Exército dos EUA afirmou em um comunicado que "alvos múltiplos (do Estado Islâmico) foram destruídos ou danificados" em torno das cidades de Raqqa, Deir al-Zor, Hasakah e da localidade fronteiriça de Albu Kamal."

Com o início dos ataques na Síria, já estão em andamento todas as operações da ofensiva contra o EI anunciadas por Obama em um discurso à nação realizado em 10 de setembro.

"Os ataques danificaram vários alvos dos jihadistas nas proximidades de Al Raqqah (principal reduto do EI), Deir ez Zor, Al Hasaka e Albu Kamal", afirmou o Comando Central americano.

Oposição na Síria comemora

A oposição manifestou apoio aos bombardeios. "Esta noite, a comunidade internacional se uniu à nossa luta contra o Estado Islâmico no Iraque e Levante na Síria", afirmou o presidente da Coalizão Nacional Síria (CNS), Hadi al Bahra, que usou o nome anterior do grupo.

Os bombardeios aconteceram no momento em que o EI está em uma ofensiva para tentar controlar a cidade estratégica de Ain al-Arab (Kobaneh, em kurdo), na região curda da Síria.

Nos últimos dias, o Estado Islâmico assumiu o controle de 60 localidades da região de Kobaneh, o que provocou a fuga de mais de 130.000 curdos sírios para a Turquia.

Na outra frente do conflito sírio, o exército israelense anunciou que derrubou nesta terça-feira um avião sírio, ao que parece um MIG-21, que havia se aproximado da linha de demarcação nas colinas de Golã.

Os destroços do aeronave caíram na parte síria de Golã.

O ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon, afirmou que o país pretende reagir com força contra qualquer ameaça.

O ataque às posições do EI na Síria representa uma nova fase da guerra dos Estados Unidos contra a organização, que teve início em 8 de agosto, data dos primeiros bombardeios no Iraque.

A decisão de atacar em território sírio foi tomada pelo diretor do Comando Central dos Estados Unidos, general Lloyd Austin, após uma autorização condedida pelo comandante-em-chefe, o presidente Barack Obama, destacou Kirby.

Na segunda-feira, o EI divulgou um apelo aos muçulmanos no qual pedia a morte de cidadãos dos países que integram a coalizão internacional contra a jihad, em particular Estados Unidos e França.

Um grupo jihadista argelino vinculado ao EI reivindicou o sequestro de um francês na Argélia e ameaçou matar refém, caso a França continue participando nos ataques no Iraque.

O primeiro-ministro francês Manuel Valls afirmou que o governo não terá nenhuma discussão ou negociação com os sequestradores.

Com informações da Reuters, AFP e EFE.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade