PUBLICIDADE

Astro de 'Prison Break' se assume gay ao rejeitar convite de ir à Rússia

21 ago 2013 - 23h07
(atualizado em 22/8/2013 às 02h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O ator e roteirista britânico Wentworth Miller assumiu nesta quarta-feira sua homossexualidade em carta aberta na qual se recusou a participar do Festival Internacional de Cinema de São Petersburgo por conta do tratamento que recebem os gays na Rússia.

Miller tira foto com fãs
Miller tira foto com fãs
Foto: AP

A carta de Miller, de 41 anos, foi publicada no site da organização americana GLAAD que trabalha pela igualdade de direitos de homossexuais, lésbicas e transexuais.

O ator que ganhou fama por encarnar o sisudo fugitivo Michael Scofield nas quatro temporadas da série Prison Break tinha sido contatado pela diretora do evento russo, Maria Averbakh, para ser "convidado de honra" do festival.

"Como homem gay, devo recusar", afirmou Miller, de raízes russas e que reconheceu que "adoraria poder dizer sim".

"Estou profundamente perturbado pelo tratamento de homens e mulheres gays pelo governo russo. A situação não é aceitável e eu não posso participar de uma celebração organizada por um país onde pessoas como eu têm negados seus direitos de viver e amar abertamente", escreveu.

Miller deixou a porta aberta para futuros convites do festival ao acrescentar que "talvez, se esse contexto melhorar, tomarei uma decisão diferente".

O porta-voz de GLAAD, Wilson Cruz, qualificou as palavras do ator como "poderosa mensagem" de apoio aos gays e lésbicas na Rússia, que "enfrentam violência extrema e perseguição".

A manifestação do ator é uma entre tantas a uma lei que, aprovada pelo Parlamento russo em junho, proíbe a "propagação de relações sexuais não-tradicionais" e impõe multas a quem promover passeatas de orgulho gay.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade