PUBLICIDADE

Estados Unidos

Assassinato de opositor sinaliza agravamento do clima na Rússia, diz Obama

2 mar 2015 - 19h47
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta segunda-feira que o assassinato do representante da oposição Boris Nemtsov é um sinal do agravamento do clima na Rússia, onde os direitos civis e a liberdade de imprensa retrocederam nos últimos anos.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (direita), concede entrevista à Reuters, na Casa Branca, em Washington, nesta segunda-feira. 02/03/2015
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (direita), concede entrevista à Reuters, na Casa Branca, em Washington, nesta segunda-feira. 02/03/2015
Foto: Kevin Lamarque / Reuters

Nemtsov foi morto a tiros perto do Kremlin na sexta-feira à noite num assassinato ao estilo do submundo do crime.

"Esta é uma indicação de um clima, pelo menos dentro da Rússia, em que a sociedade civil, jornalistas independentes, pessoas que tentam se comunicar na Internet, se sentem cada vez mais ameaçados, constrangidos. E cada vez mais a única informação que o público russo é capaz de obter é através de meios de comunicação controlados pelo Estado", disse Obama em entrevista à Reuters.

Obama defendeu uma investigação completa sobre o assassinato de Nemtsov, um ex-vice-premiê e crítico do presidente russo, Vladimir Putin.

"Não tenho nenhuma ideia neste momento sobre o que aconteceu. O que eu sei, de maneira mais ampla, é que a liberdade de imprensa, liberdade de reunião, a liberdade de informação, os direitos civis básicos e liberdades civis dentro da Rússia estão em situação muito pior agora do que estavam quatro ou cinco, dez anos atrás", afirmou.

Obama se reuniu com Nemtsov durante uma viagem em 2009 a Moscou, onde o presidente dos EUA manteve conversações com partidos da oposição.

Nemtsov, de 55 anos, foi um dos expoentes de uma oposição dividida. Autoridades russas sugeriram que a própria oposição pode estar por trás de seu assassinato, numa tentativa de criar um mártir e unir o movimento fraturado.

Os partidários de Nemtsov acusaram as autoridades pela morte do opositor.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade