PUBLICIDADE

Estados Unidos

Após massacre em escola, Obama promete debate sobre armas

17 dez 2012 - 17h43
(atualizado às 18h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A pequena cidade de Newtown, no Estado de Connecticut, nordeste dos Estados Unidos, enterrava nesta segunda-feira as primeiras vítimas do massacre na escola primária de Sandy Hook, pouco depois do presidente Barack Obama prometer um debate para "evitar tragédias como esta". Os funerais de Noah Pozner e Jack Pinto, ambos de 6 anos, acontecem nesta segunda-feira em Newtown e Fairfield, uma cidade vizinha, enquanto as outras 20 crianças e 6 adultos assassinados serão enterrados ao longo da semana, disse o jornal local Newtown Patch. O autor dos disparos, um jovem de 20 anos, matou a mãe em casa e se se suicidou na escola.

As vítimas do massacre na escola infantil de Newtown começaram a ser enterradas nesta segunda-feira
As vítimas do massacre na escola infantil de Newtown começaram a ser enterradas nesta segunda-feira
Foto: Reuters

Saiba mais

Tiroteio em escola deixa 27 mortos

Veja fotos do massacre na escola primária

Obama se emociona ao falar de vítimas; assista

Indícios apontam que suspeito de massacre sofria distúrbios

"Nunca vi algo assim", diz legista do massacre

No domingo, o presidente americano Barack Obama visitou a cidade de 27 mil habitantes para consolar as famílias das vítimas, prometendo fazer todo o possível para evitar este tipo de tragédia. Ele pediu a seus compatriotas que se perguntem se "estamos fazendo o suficiente para proteger nossas crianças". "Refleti nestes últimos dias e, para sermos honestos, a resposta é não", acrescentou o presidente, observando que esta visita a Newtown era a quarta que fazia, em seus quatro anos de governo, a cidades abaladas por massacres.

"Não podemos mais tolerar isto. Estas tragédias precisam acabar, e para pôr fim a isto precisamos mudar", afirmou o presidente. "Nas próximas semanas, vou me valer dos poderes que minhas funções me conferem para reunir meus concidadãos, desde os membros das forças da ordem até profissionais de psiquiatria e professores, com a finalidade de evitar tragédias como estas", prometeu.

Este novo tiroteio, um dos mais letais dos últimos anos e um dos mais graves em um estabelecimento escolar, reacendeu o debate sobre as leis que regulamentam o direito de possuir armas - garantido pela Segunda Emenda à Constituição americana. Desde o massacre de sexta-feira, se multiplicaram os pedidos para endurecer a legislação sobre armas de fogo. A senadora democrata Dianne Feinstein anunciou domingo que, assim que o novo Congresso assumir, no começo de janeiro, apresentará um projeto de lei para proibir a compra de fuzis de assalto.

O senador democrata do Estado da Virgínia Ocidental, Joe Manchin, grande defensor da segunda emenda, defendeu, nesta segunda-feira na rede MSNBC, um debate "sensato e razoável" sobre o controle das armas. O senador independente por Connecticut, Joseph Lieberman, que deixará o Congresso no próximo mês, pediu na CNN para "tentar que todas as emoções que sentimos neste momento não desapareçam".

Mais de 140 mil pessonas tinham assinado na manhã desta segunda-feira a petição no site da Casa Branca para reivindicar uma legislação sobre o controle das armas. Uma lei, assinada pelo presidente Bill Clinton em 1994, determinava a proibição, mas expirou em 2004 e não foi renovada. Barack Obama propôs restabelecê-la durante sua campanha presidencial de 2008, mas durante sua gestão não fez disso uma prioridade.

A Casa Branca afirmou que ainda não possui uma agenda concreta sobre o assunto. O porta-voz da presidência, Jay Carney, disse que nas próximas semanas Obama transmitirá aos americanos possíveis enfoques. "Não tenho propostas para apresentar. O presidente falou ontem (domingo) sobre avançar no tema nas próximas semanas", afirmou Carney.

A polícia confirmou oficialmente, no domingo, a identidade do autor da matança: Adam Lanza, de 20 anos, que se suicidou após ter disparado centenas de tiros. O tenente Paul Vance, porta-voz da polícia de Connecticut, informou que Adam Lanza usou, principalmente, um fuzil de assalto Bushmaster 223. Tinha também duas pistolas, com uma das quais se suicidou, e vários carregadores cheios a sua disposição para cada uma das armas. Um segundo fuzil foi encontrado em um baú do seu carro, estacionado próximo à escola.

Segundo a imprensa americana, todas essas armas foram compradas legalmente pela mãe de Adam Lanza, que possuía muitas em sua casa. Os investigadores já conversaram um sobrevivente do ataque, informou Vance, acrescentando que ainda serão necessárias "semanas de trabalho" para responder a inúmeras perguntas.

A presença de uma pessoa suspeita levou ao fechamento de uma escola de Ridgefield, tambén no Estado de Connecticut (nordeste), nesta segunda-feira, e a mobilização de forças policiais ao redor de todas as escolas dessa localidade, próximo a Newtown. "Todas as escolas estão em estado de alerta e há policiais em todos os edifícios", informou em seu site o sistema de educação pública de Ridgefield.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade