0

Após adiamento, Troy Davis é executado nos EUA

22 set 2011
00h28
atualizado às 01h58

O americano Troy Davis foi executado na noite desta quarta-feira por injeção letal, às 23h08 local (0h08 Brasília de quinta), informou a penitenciária de Jackson, na Geórgia, pelo assassinato de um policial em 1989.

A execução ocorreu pouco tempo depois de a Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitar um pedido de suspensão da sentença. Durante o dia, os advogados de Davis esgotaram todas as possibilidades legais no estado da Geórgia, em diversas instâncias, na tentativa de evitar sua morte.

De acordo com o jornal The Washington Post, Davis manteve a sua inocência até o final. Em seu último testamento, ele disse para a família do policial Mark MacPhail que não tinha uma arma e não cometeu o crime. A família, no entanto, não acredita em sua inocência, segundo o diário americano.

O caso de Davis, de 42 anos e apresentado por sua defesa como um negro condenado injustamente pela morte de um branco, reabriu o debate sobre a pena de morte nos Estados Unidos. Pediram pela comutação da pena máxima contra Davis desde o papa Bento XVI ao ex-presidente americano Jimmy Carter, assim como 1 milhão de pessoas no mundo todo em uma campanha de assinaturas.

Davis, que evitara a execução em três ocasiões desde 2007 e buscava fazer o mesmo nesta quarta-feira, foi condenado a morte em 1991 pelo assassinato de Mark MacPhail, policial da localidade de Savannah, na Geórgia.

Sete das nove testemunhas que declararam contra Davis no julgamento se retrataram posteriormente, segundo sua defesa. No entanto, os promotores se baseiam em um relatório de balística para assegurar que Davis realmente assassinou o policial.

Com informações das agências AFP e EFE.

Centenas de manifestantes protestaram contra a execução de Troy Davis em frente à Casa Branca, em Washington, sem sucesso
Centenas de manifestantes protestaram contra a execução de Troy Davis em frente à Casa Branca, em Washington, sem sucesso
Foto: AFP
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade