PUBLICIDADE

Estados Unidos

Após 1 ano de liberação da maconha, Colorado "vai muito bem"

"Descobrimos que não houve grandes mudanças", disse um oficial da polícia local

21 jan 2015 - 14h09
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A venda de maconha para uso recreativo começou no Colorado em janeiro de 2014</p>
A venda de maconha para uso recreativo começou no Colorado em janeiro de 2014
Foto: AP

Passado um ano desde que o estado do Colorado se tornou o primeiro nos EUA a legalizar a maconha, a polícia local afirma que "está tudo indo muito bem". As informações são do jornal The Independent.

Segundo a publicação, ao contrário do que muitos temiam, não houve um apocalipse e as ruas não estão cercadas de viciados que deixaram de trabalhar para consumir a droga em tempo integral. Ufa!

Drogas: da legalização à pena de morte Drogas: da legalização à pena de morte

"Descobrimos que não houve grandes mudanças", disse um oficial da polícia local. De acordo com ele, a decisão não causou impactos negativos na saúde, na criminalidade ou no desemprego do estado. O que aconteceu foi um aumento na criação de postos de trabalho. Além disso, os turistas passaram a frequentar os mais de 60 outlets de maconha da região.

"Assim, o céu não está caindo?" perguntou um repórter da CBC da cidade de Denver a um dos oficiais de polícia. E a resposta foi: "Não, não está".

O que estaria caindo em Denver seriam os crimes de direção alcoolizada, crimes contra o patrimônio e a violência em geral. Além disso, um relatório revelou que, mesmo após a liberação do consumo, o uso da droga entre jovens ainda é baixo.

A liberação no Colorado foi seguida por decisões similares em Washington, no Alasca e em Oregon. Além disso, há uma votação em pauta em Nova York. Nos EUA, a lei determina que a regra em relação às drogas será determinada por cada estado, não pelo governo nacional.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade