PUBLICIDADE

Estados Unidos

Novo World trade Center ganha antena e se torna maior prédio da América

2 mai 2013 - 15h37
(atualizado às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Nova-iorquinos e turistas foram nesta quinta-feira até o marco zero, no sul da ilha de Manhattan, para ver os operários içarem a última peça da antena que transformará o edifício One World Trade Center no prédio mais alto da América.

Antena é içada para o topo do novo prédio do World trade Center
Antena é içada para o topo do novo prédio do World trade Center
Foto: AP

Assim que a montagem for concluída, em data ainda indeterminada, o imponente edifício de 541 metros, que substituirá as Torres Gêmeas destruídas em 11 de setembro de 2001, se tornará o mais alto do continente americano.

Envolta em uma bandeira dos Estados Unidos, a antena com forma de espiral foi levantada até o ponto mais alto do arranha-céu sob o atento olhar de empregados e curiosos que foram até o local testemunhar outro marco da história recente de Nova York.

A ação, que coincidiu com o segundo aniversário da morte de Osama bin Laden, estava prevista para segunda-feira, mas o mau tempo e o vento que soprou esse dia na cidade obrigou a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey a adiá-la.

A antena, que pesa cerca 800 toneladas e mede aproximadamente 124 metros, foi apoiada sobre uma base situada no ponto mais alto do edifício, de 104 andares, à espera de que os técnicos terminem de instalá-la em seu ponto final.

A poucos metros dali, continuam as obras do novo terminal de transportes projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava, que custará cerca de US$ 3,8 bilhões e que pode estar pronta até 2014.

O lugar exato onde estavam as Torres Gêmeas se transformou em um memorial em lembrança às vítimas do 11/09 americano, cujos nomes estão impressos em bronze nas paredes das duas piscinas do lugar.

Os atentados terroristas deixaram quase 3 mil mortos, incluindo os mortos no ataque contra o edifício do Pentágono, aos arredores de Washington, e outro avião sequestrado que caiu no campo de Shanksville (Pensilvânia).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade