PUBLICIDADE

Estados Unidos

Angelina Jolie, Angela Lansbury e Steve Martin receberão Oscar honorífico

5 set 2013 - 21h22
(atualizado às 21h27)
Compartilhar

O Conselho de Governadores da Academia de Hollywood anunciou nesta quinta-feira que Angelina Jolie, Angela Lansbury, Steve Martin e Piero Tosi receberão um Oscar honorífico durante uma cerimônia que será realizada no dia 16 de novembro.

Para Angela, Martin e Tosi, a estatueta será dada em homenagem a suas trajetórias no mundo do cinema. Já Angelina receberá o prêmio Jean Hersholt por seus trabalhos humanitários.

"Os prêmios do Conselho de Governadores homenageiam indivíduos que fizeram contribuições indeléveis em suas respectivas áreas", disse a presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs.

"Estamos entusiasmados pelos ganhadores deste ano e queremos trazer seus companheiros e colegas para celebrar suas extraordinárias conquistas", acrescentou.

Angela recebeu três indicações ao Oscar como melhor atriz coadjuvante, por "À Meia Luz" (1944), "O Retrato de Dorian Gray" (1945) e "Sob o Domínio do Mal" (1962).

Em sua filmografia se destacam títulos como "O Mercador de Almas" (1958), "Feitiço Havaiano" (1961), "O Mundo de Henry Orient" (1964), "Se Minha Cama Voasse" (1971), "Morte Sobre o Nilo" (1978) e "Os Pinguins do Papai" (2011). Angela também emprestou sua voz à primeira animação que recebeu uma nomeação ao Oscar como melhor filme: "A Bela e a Fera".

Martin, que começou na televisão, é um dos comediantes de referência nos Estados Unidos graças a trabalhos como "O Panaca" (1979), "Cliente Morto Não Paga" (1982), "Três Amigos!" (1986), "Roxanne" (1987), "L.A. Story" (1991), "A Pantera Cor de Rosa" (2006) e "Garota da Vitrine" (2005).

O ator apresentou a cerimônia de premiação do Oscar três vezes, e a mais recente foi em 2010, em dupla com Alec Baldwin.

O estilista Piero Tosi ficou famoso graças a suas parcerias com o diretor italiano Luchino Visconti em filmes como "O Sol da Meia Noite" e "Rocco e Seus Irmãos". Depois, continuou seu trabalho nas obras indicadas ao Oscar "O Leopardo", "Morte em Veneza", "Ludwig", "A Gaiola das Loucas" e "La Traviata".

Angelina, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por "Garota, Interrompida", é uma grande ativista de causas humanitárias e já viajou por todo o mundo para promover organizações e ações em benefício da justiça social.

A atriz foi nomeada em abril do ano passado como a enviada especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) para trabalhar em grandes crises humanitárias e deslocamentos maciços de civis.

O Acnur destacou que o trabalho de Angelina ajudou "muito" a chamar atenção para problemas que eram deixados de lado pela opinião pública, como as crises na Somália e no Saara Ocidental.

EFE   
Compartilhar
Publicidade