PUBLICIDADE

Estados Unidos

Amigos e parentes defendem mãe de autor de massacre nos EUA

17 dez 2012 - 20h49
(atualizado às 21h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Amigos e parentes de Nancy Lanza, mãe do autor do massacre na escola primária Sandy Hook, em Newtown (EUA), a descrevem como uma mulher "normal". Segundo eles, Nancy era uma mulher que possuía armas, mas as usava de forma responsável e sua única preocupação era seu filho Adam, a quem estava dedicada em tempo integral. Tanto que estava planejando se mudar para outro lugar para encontrar uma universidade conveniente para seu filho, disseram conhecidos de Nancy à rede CNN.

Os sepultamos das primeiras vítimas começaram nesta segunda-feira
Os sepultamos das primeiras vítimas começaram nesta segunda-feira
Foto: AP

Saiba mais

Tiroteio em escola deixa 27 mortos

Veja fotos do massacre na escola primária

Obama se emociona ao falar de vítimas; assista

Indícios apontam que suspeito de massacre sofria distúrbios

"Nunca vi algo assim", diz legista do massacre

Um destes amigos desmentiu que a mãe fosse "preparacionista" - como a tinha definido uma cunhada -, em alusão ao movimento que acumula alimentos, armas e outros itens em suas casas para garantir a sobrevivência em casos de catástrofes mundiais. Outro amigo, que não quis se identificar, afirmou que Adam Lanza era 'vegan' e só consumia comida orgânica, algo que fazia "por questões morais". Ele também disse que, apesar de ter uma forma de autismo (a síndrome de Asperger), e estar "isolado emocionalmente", Adam Lanza "não era violento" e "não tinha problemas com ninguém". 

"Nancy queria que seu filho tivesse sucesso na vida. No entanto, à medida que Adam ficava mais velho, sua integração na sociedade ficava cada vez mais difícil já que nem podia sustentar a si mesmo nem ter um trabalho", declarou por sua vez ao jornal New York Daily News Mark Tambascio, dono do bar que a mãe do assassino frequentava. Tambascio ressaltou o fato de que, apesar de ser uma mãe solteira com um filho com problemas, Nancy nunca se queixou disso e levava a carga com abnegação. "Ela era orgulhosa de seus filhos. Nunca dizia estar cansada de seu filho mais novo", disse.

Outro que pediu anonimato e costumava frequentar o bar de Tambascio declarou que na semana anterior ao massacre, Nancy Lanza estava preocupada com seu filho e pensava que o estava perdendo. Há um ano, Nancy revelou a esse mesmo amigo que Adam se autolesionava com um isqueiro nos tornozelos, e que tinha a impressão que o fazia para tentar "sentir algo".

Por sua vez, o irmão mais velho de Adam Lanza, Ryan, declarou que apesar dos problemas de seu irmão, nada o fazia suspeitar que ele seria capaz de promover tamanha tragédia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade