PUBLICIDADE

Estados Unidos

Americano e russo fazem o mais longo voo de balão do mundo

Fato de os dois aeronautas não terem conseguido descer o balão em terra firme não deve invalidar o recorde obtido

31 jan 2015 - 19h27
(atualizado às 20h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Troy Bradley e o russo Leonid Tiukhtyaev fizeram uma descida controlada na costa da península da Califórnia
Troy Bradley e o russo Leonid Tiukhtyaev fizeram uma descida controlada na costa da península da Califórnia
Foto: Tami Bradley-Two Eagles Balloon Team / AP

Um americano e um russo bateram um recorde mundial de voo em balão, após percorrer 10.696 km em uma travessia que começou no Japão no dia 25 de janeiro e terminou este sábado no mar, em frente à costa mexicana, anunciaram os organizadores da façanha.

O americano Troy Bradley e o russo Leonid Tiukhtyaev fizeram uma descida controlada na costa da península da Califórnia, perto da cidade mexicana de La Poza Grande, depois que uma inesperada mudança de vento os forçou a buscar uma opção "mais prudente" do que pousar na costa leste americana.

"As autoridades mexicanas estão cooperando plenamente com a Guarda Costeira (americana) para recuperar o balão. Acreditamos que poderão levar a cápsula para a costa", explicaram os organizadores em um comunicado.

A odisseia de Bradley e Tiukhtyaev a bordo da cápsula denominada "Two Eagles" (Duas Águias) se estendeu por 160 horas e 37 minutos.

Dupla é a primeira a tentar cruzar o Pacífico em balão desde 1981
Dupla é a primeira a tentar cruzar o Pacífico em balão desde 1981
Foto: Troy Bradley / AP

Segundo um comunicado, o fato de os dois aeronautas não terem conseguido descer o balão em terra firme não deve invalidar o recorde obtido.

"Um pouso no mar é aceitável, segundo as regras internacionais que regem os recordes mundiais", explicaram os organizadores da travessia no texto.

A viagem começou no Japão e superou amplamente o recorde de distância percorrida por um balão de ar, que era de 8.467 quilômetros e o de duração de um voo em balão, que era de 137 horas, 5 minutos e 50 segundos.

O americano Bradley, de 50 anos, e o russo Tiukhtyaev, de 58, tinham planejado pousar na fronteira entre Estados Unidos e Canadá, se deslocaram até a Baixa Califórnia para evitar as altas pressões que predominam na costa leste americana na temporada de inverno no hemisfério norte.

A dupla é a primeira a tentar cruzar o Pacífico em balão desde 1981.

O recorde anterior de distância percorrida em um balão aerostático foi batido em 1981 pelo "Double Eagle V", o primeiro a cruzar o oceano Pacífico de Nagashima (Japão) até o nordeste da Califórnia (EUA).

Três anos depois, quatro aeronautas a bordo do "Double Eagle II" fizeram aquele que até este sábado era o voo em balão de maior duração, ao cruzar em pouco mais de 137 horas o oceano Atlântico, saindo do Maine, no nordeste dos Estados Unidos, até Paris, França.

O balão que fez o trajeto concluído neste sábado foi chamado "Two Eagles" em homenagem aos seus antecessores.

A cápsula não pressurizada de fibra de carbono que transportou Bradley e Tiukhtyaev pesa 100 quilos e tem uma área menor do que a de uma cama de casal. Os dois aeronautas dividiram este espaço exíguo com aparelhos eletrônicos e a comida congelada que levaram na viagem.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade