PUBLICIDADE

Estados Unidos

Alunos transexuais da Califórnia serão tratados por sua identidade sexual

É o primeiro Estado americano a reconhecer os direitos dos estudantes transexuais

13 ago 2013 - 21h46
(atualizado às 22h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A Califórnia se tornou o primeiro Estado americano a reconhecer os direitos dos estudantes transexuais de serem tratados de acordo com sua identidade sexual, para além do gênero que foram registrados no colégio quando foram matriculados.

A lei AB1266, assinada nesta semana pelo governador Jerry Brown, permitirá que os alunos transexuais participem de programas e atividades educativas, inclusive competições atléticas que correspondam ao gênero do qual sentem fazer parte.

Esta norma autoriza também estas crianças e adolescentes a usar as instalações dos centros educativos de acordo com sua identidade sexual, motivo pelo qual a lei foi apelidada de "lei dos banheiros", já que os menores transexuais poderão decidir utilizar o serviço masculino ou feminino.

A notícia foi divulgada hoje pela imprensa de todos os Estados Unidos, onde outros estados têm leis que vão nessa mesma direção, como Massachusetts, Colorado e Maine, embora não sejam tão específicas.

A organização californiana Equality Califórnia, que defende os direitos de homossexuais, lésbicas e transexuais, aplaudiu os políticos do estado por sua "liderança inspiradora" ao dar sinal verde a esta iniciativa legal que, para grupos conservadores, como o Family Research Council, é muito extrema ao impor critérios pessoais acima da biologia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade