PUBLICIDADE

Estados Unidos

Administração Obama apoia casamento gay junto ao Supremo

28 fev 2013 - 21h55
(atualizado às 21h58)
Compartilhar

A administração do presidente Barack Obama enviou um documento à Suprema Corte nesta quinta-feira no qual manifesta seu apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo nos Estados Unidos, antes do exame desta delicada questão pelo tribunal, no final de março.

A interdição do casamento gay na Califórnia "viola a igualdade de direitos" garantida pela 14ª emenda da Constituição americana, afirmam os advogados do departamento de Justiça em um documento de 40 páginas entregue ao Supremo.

A Suprema Corte tratará da questão no final de março, quando analisar a constitucionalidade da "Proposição 8" da Califórnia, medida aprovada por referendo em 2008 e que proibiu o casamento gay neste Estado.

O secretário americano de Justiça, Eric Holder, afirmou que o governo "busca reivindicar o ideal constitucional de igualdade junto a lei". "Ao longo da história, temos visto as injustas consequências de decisões políticas baseadas na discriminação".

"O assunto na Suprema Corte neste caso (...) não é apenas importante para dezenas de milhares de americanos que têm negada a igualdade de direitos, mas também para a Nação como um todo".

Os grupos de defesa dos direitos dos homossexuais que recorreram contra a lei na Califórnia saudaram o apoio da Casa Branca, o que era esperado desde que Obama mudou sua posição sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, antes de concorrer à reeleição, no ano passado.

"O presidente Obama deu outro passo histórico em consonância com as grandes lutas pelos direitos civis de nossa Nação", disse Chad Griffin, presidente da Human Rights Campaign.

"O presidente tornou as inspiradoras palavras de seu discurso em uma ação concreta ao pedir ao máximo tribunal da Nação que acabe com a discriminação contra os casais de gays e lésbicas, amantes e comprometidos".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade