PUBLICIDADE

Estados Unidos

Acusados do 11/9 serão excluídos de algumas audiências

15 jul 2013 - 21h58
(atualizado às 22h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Um juiz militar determinou nesta segunda-feira que os cinco acusados de planejar os atentados do 11 de Setembro, nos Estados Unidos, sejam excluídos das audiências preliminares quando se tratar de informação sigilosa, disseram advogados.

Os advogados da defesa condenaram a decisão, que, segundo eles, será aplicada, sobretudo, à informação vinculada aos anos em que os acusados foram mantidos em prisões secretas da CIA antes que fossem transferidos em 2006 para o presídio militar de Guantánamo.

"O tribunal militar que os julga decidiu que suas audiências sejam tão secretas que nem mesmo seus advogados poderão participar", disse James Connell, o advogado de um dos suspeitos de ter planejado os ataques, Ammar al Baluchi.

"É claro que, em primeiro lugar, é o abuso do governo americano ao prender secretamente os acusados o que determina o sigilo das audiências", disse em uma nota.

Os advogados criticaram a iniciativa por considerá-la "a última de uma série de decisões do tribunal militar que colocam o sigilo na frente da transparência, incluindo a decisão do tribunal militar de que todas 'as observações e experiências' dos acusados relativas à sua detenção e interrogatórios sejam secretas".

Os cinco suspeitos, incluindo o autoproclamado cérebro dos ataques, Khalid Sheikh Mohammed, podem ser condenados à morte pelo assassinato de cerca de 3.000 pessoas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade