PUBLICIDADE

Estados Unidos

Acidente de avião em San Francisco deixa 2 mortos e 16 feridos

6 jul 2013 - 21h28
(atualizado em 7/7/2013 às 00h03)
Compartilhar

Pelo menos dois passageiros do voo 214 da Asiana Airlines morreram e 16 ficaram gravemente feridos quando o avião Boeing 777 sofreu um acidente neste sábado ao aterrissar no aeroporto internacional de San Francisco, informaram fontes do hospital da cidade e autoridades locais.

Outras 60 pessoas ainda estão desaparecidas, segundo o chefe do serviço de bombeiros, citado pela rede "CNN".

O avião chegava de Seul com 291 passageiros e 16 tripulantes a bordo, e não tinha assinalado à torre nenhuma anomalia ao começar a aterrissagem, às 11h36 (horário local, 15h36 de Brasília).

Fontes do FBI (polícia federal americana) disseram que não há indícios por enquanto de nenhuma ação terrorista relacionada com o fato, segundo a emissora "ABC7 News".

A Junta Nacional para Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) deslocou suas equipes para o local do acidente para investigar as causas. Também a companhia Boeing ofereceu sua colaboração técnica a fim de esclarecer o sucedido.

Aparentemente, o avião realizou a manobra de aterrissagem com um ângulo anormal e bateu na pista com a parte traseira.

Como consequência disso, o piloto perdeu o controle e o aparelho se arrastou envolvido em uma densa coluna de fumaça branca até que parou.

Cerca de 190 pessoas conseguiram escapar por duas portas no lado esquerdo da aeronave usando as rampas infláveis para as saídas de emergência, antes que a aeronave pegasse fogo.

Os vídeos feitos por testemunhas e pelas estações de televisão mostram a parte alta da fuselagem do Boeing queimada até a metade da cabine, e os aerofólios da direita amassados, com a ruptura de um dos motores. A cauda do avião aparece totalmente solta.

Quarenta e oito pessoas precisaram ser hospitalizadas, segundo o departamento de bombeiros de San Francisco.

A porta-voz do Hospital Geral da cidade disse que dos dez feridos que estavam sendo tratados ali, oito eram adultos e duas crianças, todos eles com ferimentos graves como queimaduras, fraturas e traumatismos internos.

O prefeito de San Francisco, Ed Lee, pediu paciência na hora de fazer um balanço porque ainda há passageiros cujo paradeiro se desconhece.

O fechamento das operações no aeroporto de San Francisco repercutiu na suspensão de voos e desvios de aviões para centenas de aeroportos de todo o país.

O presidente dos EUA, Barack Obama, foi informado do fato e dirigiu seu "pensamento" e suas "preces" a todos os familiares que perderam um ente querido e aos afetados pelo acidente, segundo um comunicado da Casa Branca.

O último acidente grave de aviação ocorrido nos EUA aconteceu em 12 de fevereiro de 2009, quando um voo operado pela Colgan Air, caiu em uma casa perto da cidade de Buffalo, no estado de Nova York.

No acidente morreram as 49 pessoas que viajavam e um morador da casa onde o avião caiu.

EFE   
Compartilhar
Publicidade