PUBLICIDADE

Mundo

A repórter de nove anos que cobriu um homicídio nos EUA

7 abr 2016 - 07h37
(atualizado às 07h48)
Compartilhar
Exibir comentários
A menina falou sobre o assassinato desde a cena do crime horas antes de outros veículos
A menina falou sobre o assassinato desde a cena do crime horas antes de outros veículos
Foto: Orange Street News

"EXCLUSIVO: assassinato na rua Nove!"

Com esse título, Hilde Kate Lysiak publicou em seu jornal comunitário online a notícia de um homicídio, que ocorreu no sábado passado no pequeno distrito de Selinsgrove, no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Hilde tem nove anos e não apenas incluiu informações e fez um vídeo da cena do crime, como também chegou ao local muito antes de outros veículos.

No entanto, vários a

dultos reagiram com indignação nas redes sociais, acusando o pai – um ex-jornalista – de irresponsabilidade por deixar sua filha cobrir um crime e aconselharam a menina a "brincar com bonecas".

Jornal com giz de cera

Hilde Lysiak começou a se envolver com o jornalismo aos 7 anos, fazendo um jornal para sua família com giz de cera, que logo se transformou em uma fonte comunitária de notícias com site na internet e página no Facebook.

Em 2014, lançou o "Orange Street News" (Notícias da Rua Orange, em tradução livre), abrindo com a notícia do nascimento da sua irmã.

Aos 8 anos já cobria as reuniões do conselho municipal de Selinsgrove, um distrito de 5 mil habitantes, e entrevistava empresários locais, mas ela diz que "crime é definitivamente meu (assunto) favorito".

Hilde recebeu ajuda de seu pai, Matthew Lysiak, escritor e ex-jornalista doNew York Daily News , que frequentemente a levava consigo em seu trabalho de repórter.

Sua irmã mais velha, Isabel Rose, de 12 anos, cuida dos vídeos e das fotos das reportagens.

Ela já cobriu a morte a tiros de um gambá, que poderia ter raiva, pela polícia, vários atos de vandalismo e a situação das lojas vazias na zona comercial de Selinsgrove.

"Suas notícias são geralmente positivas", disse Matthew Lysiak à agência AP. "(Mas), à medida que ganhou confiança, ela começou a sair dessa rotina".

E, no sábado, a menina foi informada por uma de suas fontes sobre um possível assassinato ocorrido perto da sua casa.

'Fontes'

A pequena repórter correu até a cena do crime e começou a fazer perguntas.

Em seu jornal informou sobre a morte de uma mulher. Acrescentou que a polícia não estava confirmando os detalhes.

Também escreveu que os moradores da área haviam sido orientados a não falar com a imprensa. Posteriormente, o site Penn Live informou que a mulher, de 75 anos, foi morta com diversos golpes na cabeça e tronco e que o caso está sendo tratado pela polícia como um homicídio.

Mas no "Orange Street News" a notícia, acompanhada de um vídeo, foi publicada horas antes que outros veículos chegassem à cena do crime. Pouco depois, as redes sociais estavam cheias de comentários negativos.

Alguns culpavam os pais da menina por deixá-la envolver-se nesse tipo de caso, outros a aconselhavam a brincar.

"Acho que ela tem muito talento e suas aspirações são grandes, mas o caso é provavelmente muito grande para que uma menina de 9 anos lide com ele", opinou uma enfermeira no Facebook.

Hilde publicou um vídeo em seu site respondendo aos críticos de seu jornal
Hilde publicou um vídeo em seu site respondendo aos críticos de seu jornal
Foto: Orange Street News

Jornalismo versus bonecas

Mas o comentário que realmente irritou Hilde foi de alguém que escreveu: "me parece repugnante que uma menina tão adorável ache que é uma jornalista de verdade".

"Sei que estou incomodando alguns de vocês e que vocês gostariam que eu ficasse quieta e em silêncio porque tenho 9 anos", disse Hilde em um vídeo que postou como resposta.

"Mas se querem que eu deixe de cobrir as notícias, então, saiam (da frente) de seus computadores e façam algo a respeito das notícias. Aí está: pareço suficientemente adorável assim?"

Hilde insiste que continuará com seu trabalho jornalístico. "O fato de eu ter 9 anos não significa que não possa cobrir uma grande história."

Questionada se daria seguimento à notícia do crime da rua Nove, respondeu: "Terão de descobrir na próxima edição do 'Orange Street News'".

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade