PUBLICIDADE

Estados Unidos

Estados americanos querem elevar maioridade penal

5 mar 2011 - 17h08
(atualizado às 17h31)
Compartilhar

Depois de um recorde no nível de crimes entre adolescentes gerar um movimento a favor de punições mais rígidas aos menores nos Estados Unidos, muitos estados do país têm optado por não julgar menores como adultos. O consenso, segundo o jornal The New York Times, é de que os casos de jovens delinquentes têm sido maltratados pelas cortes.

No ano passado, o estado de Connecticut parou de julgar cidadãos de 16 anos como adultos, modificando a maioridade para 17 anos. Em Massachussets, Carolina do Norte e Wisconsin já existem propostas semelhantes no Legislativo. Até o final do ano, Nova York deve ser o único Estado americano em que os cidadãos são julgados como adultos a partir dos 16 anos, de acordo com o NYT.

As mudanças acontecem por conta de estudos que apontam: em pessoas mais novas, o tratamento é mais eficaz que o encarceramento. Todos os Estados americanos mantêm uma corte e um sistema correcional para juvenis, normalmente com programa que foca mais em tratamentos e reabilitação do que em punição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade