PUBLICIDADE

Mundo

Estado de saúde de Mandela continua "grave, mas estável"

10 jun 2013 - 07h40
(atualizado às 08h00)
Compartilhar

O ex-presidente sul-africano e herói da luta contra o apartheid Nelson Mandela permanece no hospital pelo terceiro dia seguido nesta segunda-feira com uma infecção pulmonar, e seu estado de saúde continua "grave, mas estável", inalterado desde sábado, informou o governo.

Em um comunicado de duas frases, o presidente Jacob Zuma repetiu o apelo para que o país reze pela saúde de Mandela, de 94 anos, que se tornou o primeiro líder negro da maior economia da África após eleições históricas em 1994.

Essa é a quarta internação de Mandela desde dezembro, e o uso da palavra "sério" para descrever seu estado intensificou preocupações sobre a saúde de um homem reverenciado em todo o mundo como um símbolo da perseverança e da reconciliação.

No entanto, há uma crescente percepção entre os 53 milhões de sul-africanos que um dia terão de dizer adeus a "Madiba", o nome do clã pelo qual Mandela é carinhosamente conhecido.

No domingo, o jornal Sunday Times adotou um tom filosófico, com a manchete de primeira página: "É hora de deixá-lo ir."

"A família deve liberá-lo para que Deus possa ter o seu próprio caminho. Eles devem liberá-lo espiritualmente e colocar sua fé nas mãos de Deus", disse ao jornal o amigo de longa data de Mandela na luta contra o apartheid Andrew Mlangeni.

Mandela tem um histórico de problemas pulmonares que datam de seu tempo na prisão em Robben Island, perto da Cidade do Cabo.

Ele deixou o cargo de presidente em 1999, após um mandato e se afastou da vida política há uma década. Sua última aparição em público foi na final da Copa do Mundo de futebol em Johanesburgo, em 2010.

Mandela passou quase três semanas no hospital em dezembro com uma infecção pulmonar e após uma cirurgia para remover cálculos biliares.

(Reportagem de Peroshni Govender)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade