0

Espanha tem 1º caso de transmissão por humanos na Europa

29 abr 2009
15h12
atualizado às 16h23

O Ministério da Saúde espanhol informou nesta quarta-feira que entre as dez pessoas infectadas pela gripe suína, uma não esteve no México. O caso do espanhol, cuja namorada viajou recentemente ao país latino-americano, pode ser o primeiro transmitido de uma pessoa para outra na Europa. A informação é do jornal El País.

Seis dos casos confirmados até agora na Espanha foram registrados na Catalunha. A maioria dos infectados está em casa e em todos os casos o tratamento evolui satisfatoriamente.

A ministra da Saúde e Política Social, Trinidad Jiménez, informou ao Congresso que além dos dez doentes confirmados, outros 53 estão sendo analisados em 13 locais diferentes. De acordo com a ministra, nenhum dos casos é grave. Madri e Valência - com 12 casos em cada - encabeçam a lista de cidades onde há pessoas possivelmente contaminadas pela gripe suína.

Trinidad compareceu pela primeira vez diante da Comissão de Saúde e Consumo do Congresso, em caráter de urgência, para expor a situação causada pela "nova gripe", termo utilizado pela ministra para referir-se à gripe e transmitir uma mensagenm de "segurança" em relação às atitudes que estão sendo tomadas pelo governo.

Gripe Suína
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe suína é causada por uma variante do vírus influenza tipo A, que porta a designação H1N1. O órgão teme uma pandemia caso o vírus sofra uma nova mutação que torne os humanos incapazes de combater a doença, por falta de anticorpos.

A gripe suína teria matado mais de 150 pessoas no México, país mais afetado pelo surto, onde cerca de 2 mil pessoas estariam infectadas. No entanto, autoridades sanitárias do país confirmaram apenas 49 casos e 7 mortes relacionadas ao vírus AH1N1.

Nos EUA, até o momento foram confirmados 91 casos de pessoas com gripe suína; uma pessoa morreu. Com suspeita de contaminação, 30 pessoas no Brasil são monitoradas pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade