PUBLICIDADE

Mundo

Em voo ao Equador, Francisco ganha presentes e tira 'selfies' com jornalistas

5 jul 2015 - 20h11
Compartilhar
Exibir comentários

Nos estreitos corredores do avião da companhia Alitalia durante a viagem ao Equador, o papa Francisco voltou a mostrar simpatia e carisma brincando com os jornalistas que estavam no voo, recebendo dezenas de presentes , abençoando fotos e até mesmo posando para os pedidos de "selfies".

Após terminar o café da manhã - fruta, frios, queijo, doces e iogurte - Francisco, que viajou na parte dianteira da aeronave, foi ao fundo do avião onde era esperado por 75 jornalistas que vão o acompanhar nesse retorno à América do Sul.

"Muitos ficaram de fora por não termos mais espaço. Foram mais de cem pedidos", explicou ao pontífice o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

"Bom dia. Agradeço a todos. Os agradeço pelo trabalho que irão fazer. Um trabalho que será duro e que pode fazer tanto bem. Dar notícias das coisas que ocorrerão nesta viagem. Nos veremos nestes oito dias", afirmou o papa, em pé ao lado de Lombardi.

Depois, Francisco começou a cumprimentar um a um os jornalistas pelos estreitos corredores do Airbus A330, rodeado por câmeras de televisão, máquinas fotográficas, tablets e celulares. Todos queriam um registro ao lado do pontífice.

"Dentro de instantes estaremos em casa", disse o papa com um amplo sorriso ao saudar à Efe, dando uma olhada pela janela depois de Matteo Bruni, responsável do Vaticano para acompanhar os jornalistas, cita o nome da agência.

Casa, ou melhor, América Latina, onde Francisco já esteve em julho de 2013, quando visitou o Brasil. Porém, no Equador, Bolívia e Paraguai o papa poderá se expressar em espanhol, sua língua materna.

Como qualquer audiência das quartas-feiras, os jornalistas repetiram os gestos dos fiéis em São Pedro. Trouxeram presentes e pediram "selfies" e bênçãos ao pontífice.

Os mais emocionados eram os seis jornalistas dos países nos quais o papa passará: dois do Equador, dois da Bolívia e dos do Paraguai. Um dos equatorianos trouxe fotos de sua família para ser abençoada. Já uma boliviana o presenteou com uma das cruzes de madeira que o papa dará a bênção em Santa Cruz, durante a missa de abertura do Congresso Eucarístico na Praça do Cristo Redentor.

Francisco não hesitou em posar para uma "selfie" para a outra jornalista boliviana, que fez o pedido com muita vergonha, revelou ao papa após o registro.

"Li seu livro", comentou Francisco ao correspondente no Vaticano do jornal romano "Il Messagero", o único período que o papa afirmou ler pela manhã, parabenizando-o também pelo último artigo publicado sobre Bento XVI.

Além disso, o pontífice brincou com os repórteres cinematográficos, que não podem largar as câmeras nem mesmo para cumprimentá-lo.

Francisco distribui até "bênçãos digitais" ao atender ao pedido de um jornalista que mostrou a foto de sua avó ao papa através de um celular.

Aos que lhe perguntaram sobre o que ele espera da dura viagem, a mais longa realizada até agora, o papa respondeu brincando: "Não ocorrerá nada, mascarei (a folha de) coca".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade