PUBLICIDADE

Mundo

Em Cuba, presidente equatoriano presta solidariedade ao "amigo" Chávez

10 dez 2012 - 16h26
Compartilhar

O presidente do Equador, Rafael Correa, desembarcou nesta segunda-feira em Havana para visitar o líder venezuelano, Hugo Chávez, um "querido amigo" que, em suas palavras, é "extraordinário ser humano" e ao que expressou sua solidariedade perante "o grave problema de saúde" que sofre.

"Viemos dar-lhe um abraço em nome do povo equatoriano. Acho que é o homem da grande pátria. Não está sozinho nesta luta", afirmou Correa à imprensa local no Aeroporto Internacional de Havana.

Em sua chegada, Correa deixou bem claro que viajou à ilha "obviamente por solidariedade", já que Hugo Chávez "é um colega latino-americano" e "enfrenta um grave problema de saúde". Na ocasião, o líder equatoriano também definiu Chávez como "um presidente histórico" e um "querido amigo".

Apesar de não estar especificado em sua agenda oficial, Correa aterrissou em Cuba a bordo de um avião das Forças Aéreas do Equador e foi recebido no Aeroporto Internacional de Havana pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez.

O líder viajou acompanhado do primeiro-ministro equatoriano, Ricardo Patiño, e do Secretário Nacional de Comunicação, Fernando Alvarado.

Rafael Correa desembarcou em Cuba pouco tempo depois da chegada de Chávez a Havana, onde será submetido a sua quarta intervenção cirúrgica perante a reaparição do câncer, o mesmo detectado em sua região pélvica em junho de 2011.

No último sábado, ao anunciar sua nova operação em Havana, Chávez citou pela primeira vez o risco de sua inabilitação ou morte e, por isso, designou o vice-presidente Nicolás Maduro como seu sucessor. EFE

rmo-sam/fk

(foto)

EFE   
Compartilhar
Publicidade