0

Elizabeth II inicia último dia de celebrações do Jubileu de Diamante

LONDRES, 5 Jun 2012 (AFP) -A rainha Elizabeth II iniciou nesta terça-feira o último dia da celebração do Jubileu de Diamante com uma missa de ação de graças na Catedral de São Paulo, sem a companhia do príncipe Philip, hospitalizado desde segunda-feira por uma infecção na bexiga.

A soberana chegou ao templo anglicano, no centro de Londres, ao lado de uma das damas de honra, a bordo de um elegante Bentley oficial. Elizabeth II foi recebida por milhares de admiradores que passaram horas no local e gritaram "Longa vida à rainha".

A monarca vestia um abrigo de seda de cor verde menta com pequenas flores bordadas, com um chapéu de acordo com a roupa. A cerimônia acontece um dia depois do grande show em homenagem à rainha diante do Palácio de Buckingham.

A cerimônia religiosa, presidida pelo arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, contava com a presença de 2.000 pessoas, incluindo membros da família real como o príncipe Charles e sua esposa Camila, além de William e Catherine, assim como o primeiro-ministro David Cameron e outros líderes políticos.

Após a missa, a rainha participará em uma recepção na Mansion House, a residência oficial do prefeito de Londres. O príncipe Charles, herdeiro do trono, a representará em outra recepção na histórica sede da prefeitura.

A família real participará em um almoço que reunirá 700 pessoas representativas da sociedade civil no Palácio de Westminster, onde será servido um menu clássico britânico composto por salmão marinado, cordeiro com aspargos e batatas.

A rainha liderará em seguida uma procissão real que passará pelo centro da capital na "State Landau" de 1902, a mesma carruagem utilizada por William e Catherine no casamento em abril de 2011.

A procissão, acompanhada por milhares de pessoas, terminará no Palácio de Buckingham, onde Elizabeth II encerrará com chave de ouro as celebrações com uma aparição na sacada.

ra/fp

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade