PUBLICIDADE

Mundo

Eleitores votam em histórica eleição presidencial na Tunísia

21 dez 2014 - 15h23
(atualizado às 15h48)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A na&ccedil;&atilde;o do norte da &Aacute;frica conseguiu evitar as amargas divis&otilde;es p&oacute;s-revolta vistas na L&iacute;bia e no Egito</p>
A nação do norte da África conseguiu evitar as amargas divisões pós-revolta vistas na Líbia e no Egito
Foto: Anis Mili / Reuters

Eleitores na Tunísia votaram neste domingo no 2º turno de eleições presidenciais que completam a transição do país à democracia plena quase quatro anos após o levante que depôs o autocrata Zine El-Abidine Ben Ali.

Com uma nova constituição e uma eleição completa do Parlamento em outubro, a Tunísia é tida como exemplo de mudança democrática na região que ainda luta para lidar com o rescaldo das revoltas da chamada Primavera Árabe em 2011.

O principal candidato é Beji Caid Essebsi, ex-presidente do parlamento durante o governo de Ben Ali, conquistou 39% dos votos no 1º turno em novembro contra o atual presidente Moncef Marzouki, que obteve 33%.

A nação do norte da África conseguiu evitar as amargas divisões pós-revolta vistas na Líbia e no Egito, mas as eleições deste domingo expõem o abismo entre um ex-funcionário de Ben Ali e outro candidato que clama para si o legado da revolução de 2011.

A votação iniciou sob forte presença policial. Resultados preliminares não são esperados antes da segunda-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade