Eleições nos EUA

› Notícias › Mundo › Eleições nos EUA

Eleições nos EUA

Sexta, 14 de novembro de 2008, 23h30

Diálogo entre Obama e Hillary seria sério

As conversas entre o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, e a senadora por Nova York Hillary Clinton sobre a possibilidade de ela ocupar o Departamento de Estado em seu próximo governo "são sérias", disse a CNN. "Houve discussões sérias para saber se Hillary estaria disposta a aceitar o cargo", disse à emissora uma pessoa próxima ao gabinete de transição de Obama que não foi identificada.

Hillary, 61 anos, evitou comentar as especulações sobre a possibilidade de ser a próxima secretária de Estado americana, e se limitou a dizer que é preciso "perguntar isso a Obama".

As pessoas citadas pela CNN insistiram na seriedade das conversas, e afirmaram que, "nessas circunstâncias, um presidente eleito não se reúne com potenciais secretários de seu gabinete, a menos que seja para lhe fazer uma oferta".

Os analistas políticos americanos avaliam agora se a ex-primeira-dama está interessada ou não no cargo, o terceiro em importância na hierarquia institucional dos EUA.

As especulações sobre uma possível nomeação de Hillary como chefe da diplomacia americana surgiram depois de a imprensa local tomar conhecido de sua reunião com Obama em Chicago (Illinois), esta semana.

EFE

Busque outras notícias no Terra