
Atualizada às 12h50 O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, planeja priorizar a caçada a Osama bin Laden e a luta contra a Al-Qaeda. Os planos fazem parte de uma nova abordagem sobre a situação no Afeganistão que também prevê o envio de mais tropas ao país. A possibilidade de diálogo com o Irã também é cogitada, segundo informaram conselheiros de segurança nacional do presidente eleito ao Washington Post.
"Esse é o nosso inimigo", disse um dos assessores se referindo a Bin Laden, "ele deve ser nosso novo alvo principal", disse.
A abordagem americana sobre as fronteiras ocidentais do Irã e do Afeganistão devem ser repensadas também. "Enquanto olhamos para o futuro, seria interessante ter um interlocutor", para explorar e dividir os objetivos, disse um oficial americano. Os iranianos "não querem os extremistas sunitas comandando o Afeganistão", disse o oficial.
O democrata recebeu seu primeiro relatório sobre inteligência, como presidente eleito, na semana passada.
De acordo com o jornal, a próxima administração pretende enfatizar, para o povo americano, as operações contra insurgentes talibãs paquistaneses, no Afeganistão, e a luta contra extremistas islâmicos, em virtude dos ataques 11 de setembro.
Redação Terra
16h56 » Perto da posse, Obama adota estilo mais sóbrio
12h58 » Bush merece crédito por evolução histórica, diz Rice
01h06 » TV: Valerie Jarrett será assessora principal de Obama