Eleições nos EUA

› Notícias › Mundo › Eleições nos EUA

Eleições nos EUA

Quarta, 5 de novembro de 2008, 11h45 Atualizada às 12h56

Lula sobre Obama: acho que ele é corintiano também

Laryssa Borges
Direto de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que durante o processo eleitoral nos Estados Unidos já havia manifestado sua preferência pelo democrata Barack Obama, brincou nesta quarta-feira ao comentar por que considera o candidato vitorioso melhor que o senador republicano John McCain.

» Veja fotos do discurso de Obama em Chicago
» Vídeo: Lula: vitória de Obama é um salto
» Obama é eleito 1º presidente negro dos EUA
» Lula diz que vitória de Obama foi "extraordinária"
» Perfil de Obama . Opine . Outras eleições

"Eu acho que ele é corintiano também", disse Lula ao chegar na solenidade em comemoração dos 20 anos da Constituição Federal de 1988, na Câmara dos Deputados.

Entre auxiliares do presidente, a avaliação em relação ao futuro governo Obama é que os democratas são, em princípio, mais voltados para programas sociais. Nesse sentido avaliam que, como "personagem", Barack Obama é mais próximo do governo brasileiro que o republicano McCain.

Mais cedo, ao comentar a vitória do primeiro candidato negro dos Estados Unidos, Lula disse esperar que o governo americano atue para estreitar os laços com a América Latina e com o Brasil, para desenvolver projetos com a África, atuar para a solução do impasse entre desenvolvidos e emergentes em torno dos subsídios agrícolas e suspender o embargo econômico à Cuba.

Redação Terra

EFE
Lula falou sobre Obama após cerimônia pela revitalização do bosque em homenagem aos parlamantares constituintes
Lula falou sobre Obama após cerimônia pela revitalização do bosque em homenagem aos parlamantares constituintes

Busque outras notícias no Terra