Eleições nos EUA

› Notícias › Mundo › Eleições nos EUA

Eleições nos EUA

Segunda, 3 de novembro de 2008, 19h35 Atualizada às 21h29

Avó materna de Barack Obama morre no Havaí

A avó do candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, morreu de câncer, disse ele em nota nesta segunda-feira, pouco mais de uma semana depois de o candidato interromper sua campanha na corrida pela Casa Branca para se despedir dela no Havaí.

» McCain envia pêsames a Obama por perda da avó
» Obama afasta-se da campanha para visitar avó
» De chinelos, Obama descansa e visita avó no Havaí

"É com grande pesar que anunciamos que nossa avó, Madelyn Dunham, morreu em paz depois de uma batalha contra o câncer", disse Obama em um comunicado conjunto com sua irmã Maya Soetoro-Ng. "Ela era a pedra fundamental da nossa família, e uma mulher de extraordinária força e humildade."

Dunham ajudou a criar Obama a partir dos 10 anos de idade, enquanto sua mãe trabalhava na Indonésia, e Obama fez uma viagem de 22 horas ao Havaí para visitá-la entre os dias 23 e 24 de outubro.

Obama disse mais tarde que sua avó havia recebido uma avalanche de cartões, flores e desejos de melhoras vindos de todo o país. O candidato agradeceu constantemente pelas manifestações em seus comícios.

"Nossa família quer agradecer a todos que nos mandaram flores, cartões, desejos de melhoras e orações durante esse período difícil", disse a nota.

"Eles confortaram nossa avó e também a nós. Nossa avó era uma pessoa discreta, e iremos respeitar seu desejo por uma cerimônia pequena e discreta em uma data posterior", disse a nota.

Dunham havia seguido a campanha presidencial de Obama com muito interesse, e sua morte acontece um dia antes dos eleitores norte-americanos escolherem entre Obama e o republicano John McCain.

Obama a chamava afetivamente de "Toot" - termo originado de "tutu", a palavra havaiana para avó - e frequentemente a mencionava durante sua campanha.

Dunham havia recentemente quebrado uma costela, mas a campanha de Obama se recusou a comentar informações de que ela sofria de câncer.

Reuters

AP
Avó materna de Obama morava no Havaí e sofria de câncer
Avó materna de Obama morava no Havaí e sofria de câncer

Busque outras notícias no Terra