Eleições no EUA

› Notícias › Mundo › Eleições no EUA

Eleições no EUA

Sábado, 19 de julho de 2008, 15h15 Atualizada às 16h12

Obama agradece a Mandela por "refazer o mundo"

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu a Nelson Mandela, em uma mensagem de felicitações por seus 90 anos, por ter mostrado "que não temos por que aceitar o mundo tal como é, que podemos refazê-lo como deveria ser".

A mensagem de Obama, em formato de vídeo, foi divulgada no Museu Mandela da cidade de Qunu, no sudeste da África do Sul. O ex-presidente sul-africano celebra no local seu aniversário com uma comitiva de políticos e amigos, após ter festejado na sexta-feira, dia de seu 90º aniversario, em família.

Em sua mensagem, Obama lembra que visitou há vários anos a cela de Mandela na prisão de Robben Island, e que foi a luta contra o apartheid que inspirou seu compromisso político nos Estados Unidos.

O candidato americano manifestou sua admiração "pela valentia, pela visão, pela convicção" do velho herói anti-apartheid, "um homem que nos mostrou tudo o que se pode realizar quando temos a coragem de dar o melhor de nós mesmos".

"A melhor maneira homenageá-lo, Nelson Mandela, é dedicar cada dia de nossas vidas a cumprir nosso papel com nossos irmãos humanos, e nos mostrarmos dignos do exemplo que você continua sendo", concluiu Obama.

AFP

Busque outras notícias no Terra