Eleições no EUA

› Notícias › Mundo › Eleições no EUA

Eleições no EUA

Sexta, 18 de julho de 2008, 20h02 Atualizada às 20h21

Obama rejeita idéia de fazer discurso no Portão de Brandemburgo

O candidato democrata a presidente dos EUA, Barack Obama, decidiu não fazer um discurso diante do Portão de Brandemburgo, em Berlim, disseram assessores na sexta-feira.

» Merkel receberá Obama na Europa

"Barack deixou claro para nós desde o começo que não achava que fazia sentido algum para ele falar no Portão de Brandemburgo, o que ele achava que talvez fosse presunçoso demais", disse Denis McDonough, seu consultor político.

Obama viaja na próxima semana a Jordânia, Israel, Grã-Bretanha, França e Alemanha, e também provavelmente a Iraque e Afeganistão. O discurso em Berlim será um dos pontos altos da viagem, sobre a qual há escassos detalhes divulgados ¿ sabe-se, por exemplo, que na quinta-feira ele encontrará a chanceler alemã, Angela Merkel.

Alguns assessores de Obama cogitavam um discurso de Obama no Portão de Brandemburgo, um símbolo da unidade alemã. Por meio de um porta-voz, Merkel fez saber que não via com bons olhos a realização de um evento "eleitoreiro" num lugar tão importante.

O candidato republicano à Casa Branca, John McCain, disse que seu rival estava indo fazer "um comício no exterior". Obama é muito popular na Europa, e seu discurso em Berlim deve atrair uma multidão.

Reuters

Busque outras notícias no Terra