PUBLICIDADE

Mundo

Dubai anuncia impressão de primeiro prédio funcional 3D do mundo

30 jun 2015 - 18h44
Compartilhar
Exibir comentários

Dubai anunciou que irá construir um pequeno prédio de escritórios usando uma impressora tridimensional (3D) pela primeira vez, num esforço para desenvolver uma tecnologia que reduzirá custos e poupará tempo enquanto a cidade cresce.

A impressão em 3D, que usa uma impressora para fazer objetos tridimensionais a partir de um projeto digital, está ganhando espaço em indústrias ao redor do mundo, mas tem sido até agora pouco utilizada na construção.

O protótipo do prédio de um andar de Dubai, com cerca de 185 metros quadrados, será impresso camada por camada usando uma impressora de cerca de 6 metros de altura, afirmou o ministro dos Emirados Árabes Unidos para Questões de Gabinete, Mohamed Al Gergawi, nesta terça-feira.

O edifício será, então, montado no local dentro de algumas semanas. A mobília interior e os componentes estruturais também serão construídos com uma impressora 3D com concreto armado, reforço de gesso com fibra de vidro e plástico.

O projeto é uma parceria entre Dubai e a Winsun, uma empresa chinesa que tem sido pioneira na utilização de impressoras 3D para construir casas. O ministro citou estudos que estimam que a técnica poderia reduzir o tempo de construção entre 50 e 70 por cento e custos trabalhistas entre 50 e 80 por cento.

(Reportagem de Andrew Torchia)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade