PUBLICIDADE

Mundo

Doença de Mandela causa comoção na África do Sul

9 jun 2013 - 11h49
(atualizado às 11h53)
Compartilhar

A volta do ex-presidente Nelson Mandela ao hospital está causando grande comoção na África do Sul.

Mandela, de 94 anos, é considerado um herói nacional por sua luta contra o apartheid. No sábado, ele foi internado em um hospital em Pretória em função de uma infecção pulmonar e seu estado de saúde foi descrito como "grave, mas estável".

Essa é a terceira vez neste ano que Mandela teve de ser hospitalizado.

Na manhã e início da tarde deste domingo, igrejas em todo o país conduziram preces por sua recuperação.

O Arcebispo Desmond Tutu, amigo do ex-presidente, fez um chamado para que os sul-africanos também rezassem por sua rápida recuperação em suas casas.

Centenas de pessoas compareceram à igreja de Regina Mundi, no Soweto, famosa por seu papel na campanha anti-apartheid - lá foram velados os corpos de muitos ativistas mortos, em cerimônias que, não raro, terminaram em protestos.

"Acho que é natural que todo mundo queira que ele fique conosco o máximo possível", disse o padre Sebastian Rossouw, para quem Mandela é um símbolo de "paz e reconciliação".

Alguns membros da família Mandela foram vistos chegando para uma visita no hospital em que ele está internado - entre eles a filha mais velha do líder sul-africano, Makaziwe Mandela, e sua neta Ndileka Mandela.

A esposa de Mandela, Graça Machel, também cancelou uma série de compromissos em Londres para acompanhá-lo no hospital.

De acordo com o porta-voz da presidência sul-africana, Mac Maharaj, no sábado Mandela estava respirando por conta própria - o que seria "um sinal positivo" sobre seu estado de saúde.

O presidente do país, Jacob Zuma, disse que pretende visitar Mandela se os médicos permitirem.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade