PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turquia: 40 morrem em explosões em Reyhanli, na fronteira síria

Atentados com carro-bomba ocorreram na cidade de Reyhanli

11 mai 2013 - 09h10
(atualizado às 14h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Os dois atentados com carros-bomba cometidos neste sábado na cidade de Reyhanli, no sul da Turquia, próxima à fronteira síria, deixaram 40 mortos e uma centena de feridos, anunciou o canal de informação NTV, citando o ministro turco do Interior, Muammer Guler. "Dois carros explodiram na frente da prefeitura e da agência de correios de Reyhanli," disse Guller aos repórteres em comentários transmitidos pela TV turca.

O ministro declarou à rede de televisão que o balanço de vítimas pode aumentar, já que 29 dos feridos estão em estado grave. Guler falou de uma provocação para sabotar o processo de paz iniciado há vários meses pelo governo com os rebeldes curdos, segundo a NTV.

Horas depois, a televisão noticiou uma terceira explosão na cidade. O novo atentado ocorreu em um bairro residencial localizado a centenas de metros do centro da cidade, disse a NTV, acrescentando que as equipes de socorro se dirigiam ao local.

Os atentados aumentam os temores de que a guerra civil na Síria esteja se espalhando em direção aos seus vizinhos. A Turquia apóia a revolta contra o presidente sírio Bashar al-Assad, agora em seu terceiro ano, e já acolheu refugiados e rebeldes sírios.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, afirmou não haver coincidência entre os ataques na cidade de Reyhanli num momento em que há esforços diplomáticos para acabar com a intensificação do conflito.

"Talvez haja pessoas que queiram sabotar a paz na Turquia, mas não vamos permitir que isso ocorra", disse Davutoglu a repórteres durante visita a Berlim. "Ninguém deveria testar o poder da Turquia. Nossas forças de segurança farão tudo o que for necessário."

Nenhum grupo disse ser autor dos ataques. Imagens de televisão mostraram janelas quebradas e fumaça depois das explosões. A agência de notícias Dogan disse que houve quatro explosões, mas uma autoridade de Reyhanli disse à Reuters que ouviu apenas duas explosões.

Foto: Terra

Fonte: Com informações da Reuters
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade