PUBLICIDADE

Mundo

Tropas de Kadafi controlam Trípoli, diz filho de líder líbio

22 ago 2011 - 21h21
(atualizado às 21h56)
Compartilhar

Trípoli está "sob o controle" do regime, afirmou na madrugada desta terça-feira Seif Al Islam, um dos filhos do coronel Muammar Kadafi, a um grupo de jornalistas na capital líbia. "Trípoli esta sob nosso controle. Todo mundo pode ficar tranquilo. Tudo está bem em Trípoli", disse Seif Al Islam aos jornalistas no quartel-residência de Kadafi no bairro de Bab al-Aziziya.

No domingo, a rebelião informou ter capturado Seif Al Islam e seu irmão Mohamed Kadafi, mas nesta segunda-feira um dirigente rebelde admitiu a fuga de Mohamed. "Estou aqui para desmentir as mentiras", destacou Seif Al Islam sobre o anúncio de sua prisão. Três jornalistas - incluindo o da AFP - foram conduzidos de carro ao complexo de Bab Al Aziziya por representantes do regime, onde Seif Al Islam chegou de caminhonete sob os aplausos de dezenas de partidários.

Segundo filho do coronel Kadafi e porta-voz oficial do regime, Seif Al Islam é apresentado com frequência como sucessor do líder líbio. No domingo, a rebelião informou ter capturado Seif Al Islam e seu irmão Mohamed Kadafi, mas nesta segunda-feira um dirigente rebelde admitiu a fuga de Mohamed.

Os rebeldes entraram em Trípoli na noite de sábado, mas as forças leais a Kadhafi ainda controlam parte da capital, onde os combates prosseguem. Na noite de domingo, o procurador da Corte Penal Internacional (CPI), Luis Moreno Ocampo, revelou ter recebido "informações confidenciais segundo as quais" Seif Al Islam, sobre quem pesa uma ordem de prisão da Corte por crimes contra a Humanidade, estaria em poder dos rebeldes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade