PUBLICIDADE

Oriente Médio

Situação na Síria pode ser classificada de 'guerra civil', diz França

13 jun 2012 - 12h21
(atualizado às 12h24)
Compartilhar

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, afirmou nesta quarta-feira em Paris que a situação na Síria pode ser classificada de "guerra civil".

"Quando de forma maciça grupos pertencentes a um mesmo povo se desgarram e se matam, se isso não é chamado de guerra civil, então o que está ocorrendo é inclassificável", disse Fabius em uma coletiva de imprensa.

"Para impedir que esta guerra civil se acentue ainda mais, é preciso fazer com que Bashar al-Assad abandone o poder, e (é necessário) encontrar os meios para que a oposição, as oposições, possam fornecer uma alternativa controlada", acrescentou.

O ministro indicou que a França vai propor aos outros membros do Conselho de Segurança que convertam em "obrigatórias" as disposições do plano do mediador internacional Kofi Annan, situando-as no "capítulo 7" da ONU.

"Trabalhamos neste sentido e esperamos que esta medida seja tomada rapidamente", acrescentou.

O ministro também indicou que a França irá propor "um novo pacote de sanções" dirigidas não apenas aos parentes e pessoas próximas ao presidente sírio Bashar al-Assad, mas também contra "os comandos do exército".

"É necessário que os que participam das operações de repressão saibam que será preparada uma lista de responsáveis intermediários, em particular de militares, e que eles serão perseguidos pela justiça", declarou o chanceler francês, lembrando que a França estará "na linha de frente de ação contra Bashar al-Assad".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade