PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Síria: tribunal aprova candidatura de Assad à presidência

Assad disputará eleições presidenciais com outros dois candidatos; pleito está previsto para 3 de junho

4 mai 2014 - 10h12
(atualizado às 10h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: AP

Um tribunal sírio informou neste domingo que aceitou pedidos do presidente Bashar al-Assad e dois outros candidatos para participarem de eleição à presidência no mês que vem.

A Suprema Corte Constitucional aceitou os pedidos de Assad, de Hassan Abdallah al-Nouri e do parlamentar Mahel Abdel-Hafiz Hajjar, afirmou o porta-voz do tribunal Majid Khadra em comunicado transmitido no canal de televisão estatal.

Ao todo, 24 postulantes apresentaram sua candidatura, mas apenas são validadas aquelas que contam com o apoio de pelo menos 35 dos 250 deputados do Parlamento, que só podem votar em um aspirante.

Os candidatos não aprovados podem apelar da decisão do tribunal a partir de amanhã e durante três dias. Após esse prazo, a corte anunciará a lista definitiva dos concorrentes.

Os rivais de Assad não devem representar ameaça séria ao presidente no pleito de 3 de junho, que seus oponentes internacionais e os rebeldes que lutam para derrubá-lo descartam como uma farça.

A Síria proíbe que líderes da oposição em exílio participem da disputa em função de uma cláusula constitucional que exige que os candidatos tenham morado no país continuamente por dez anos.

A constituição também exige que candidatos tenham o apoio de 35 integrantes do parlamento pró-Assad, efetivamente eliminando vozes dissidentes da campanha.

Khadra disse que aqueles cujos pedidos que foram rejeitados têm direito de entrar com recurso no tribunal entre 5 e 7 de maio.

Autoridades não disseram como vão realizar a votação num país em que seis milhões de pessoas abandonaram seus lares e diversas fatias do território permanecem fora do controle do governo.

Com informações da EFE.

Entenda os conflitos na Síria Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade