PUBLICIDADE

Oriente Médio

Síria: "trégua" teve mais de 400 mortos em 4 dias, diz oposição

30 out 2012 - 07h33
(atualizado às 09h27)
Compartilhar

Mais de 400 pessoas morreram nos quatro dias de trégua temporária na Síria, a qual foi iniciada por ocasião da Festa Muçulmana do Sacrifício e terminou ontem sem conseguir frear as hostilidades entre ambos os lados, denunciaram nesta terça-feira dois grupos opositores.

Rebeldes confrontam tropas do regime sírio em Aleppo na segunda-feira, quando a trégua deveria estar em vigor
Rebeldes confrontam tropas do regime sírio em Aleppo na segunda-feira, quando a trégua deveria estar em vigor
Foto: AP

Guerra civil na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Quem são os oposicionistas sírios?
Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria
Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

A rede Sham assinalou que o número total de mortos durante a trégua ultrapassa 434, enquanto o Observatório Sírio de Direitos Humanos elevou esse número para 549, incluindo os 148 soldados do Exército e das forças de segurança. Segundo a mesma organização, 113 pessoas morreram na sexta-feira, 85 no sábado, 127 no domingo e 109 na segunda-feira.

No entanto, em declarações à agência EFE, o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos, Rami Rami Abdel Rahman, revelou que, segundo os dados que dispõe sua organização, durante a trégua morreram 235 civis, 166 rebeldes e 148 membros das forças do regime.

Abdel Rahman lamentou que o número de vítimas não tenha se reduzido durante o cessar-fogo e acrescentou que 11 soldados desertaram do Exército para se unir aos opositores durante a trégua.

Ontem, de Moscou, o mediador internacional, Lakhdar Brahimi, reconheceu que sua proposta de cessar-fogo foi ignorada por ambas as partes e se mostrou disposto a seguir cooperando com todos os atores internos e externos para pôr fim ao conflito sírio.

"Se isto não é uma guerra civil, então não sei o que é. A guerra civil deve terminar. A situação agora é muito complicada e só tende a piorar. Toda comunidade internacional deve se unir e ajudar o povo sírio a encontrar uma saída à crise", declarou Brahimi após um encontro o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

EFE   
Compartilhar
Publicidade