PUBLICIDADE

Oriente Médio

Síria: quatro dias de combates deixam quase 70 mortos em Damasco

20 abr 2013 - 10h37
(atualizado às 11h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Um civil ferido com um tiro no estômago tenta escapar da linha de tiro em um confronto
Um civil ferido com um tiro no estômago tenta escapar da linha de tiro em um confronto
Foto: Narciso Contreras / AP

Ao menos 69 pessoas, entre elas muitos rebeldes, morreram em combates travados há quatro dias entre os insurgentes e o exército sírio em Jdeidet al Fadl, a sudoeste de Damasco. De acordo com informe do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) neste sábado as mortes ocorreram enquanto "as tropas governamentais tentam tomar o controle total".

Também são registrados confrontos nas zonas sunitas da localidade de Jdeidet Artuz, de maioria cristã, acrescentou o OSDH, uma organização com sede no Reino Unido que conta com uma rede de informantes baseada em ativistas e em médicos civis e militares.

Estes dois subúrbios encontram-se perto de Daraya, sob controle dos insurgentes desde o ano passado. "A artilharia e os tanques bombardeiam Daraya e pela manhã explodiram novos combates na frente sul e oeste", informou o conselho local rebelde em um comunicado.

O texto acrescenta que foram mobilizados na cidade reforços governamentais, assim como "30 tanques e veículos militares". Por outro lado, uma mulher e três crianças morreram em um bombardeio das tropas do regime em Jarita, na província oriental de Deir Ezzor, acrescenta o Observatório.

Segundo a mesma fonte, na província de Homs (centro) as forças armadas tomaram o controle do povoado de Raduaniyé, perto do bastião rebelde de Al-Quseir, próximo à fronteira libanesa, onde os rebeldes enfrentavam o exército, as milícias pró-regime e combatentes do poderoso movimento xiita libanês Hezbollah.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade