PUBLICIDADE

Oriente Médio

Síria diz que planeja participar de negociações e admite trégua

24 jun 2013 - 08h28
(atualizado às 09h01)
Compartilhar
Exibir comentários

A Síria planeja participar das negociações internacionais de paz como um meio para se chegar a um governo nacional de "verdadeira parceria", mas não vai entregar o poder à oposição, disse o chanceler sírio, Walid al-Moualem, nesta segunda-feira.

"Não vamos a Genebra para entregar o poder ao outro lado", disse Moualem. "O objetivo é estabelecer uma verdadeira associação e um amplo governo de união nacional que inclua representantes de todas as categorias do povo".

Moualem disse que deve haver um cessar-fogo se as negociações de fato ocorrerem em Genebra, e que as autoridades em Damasco estão dispostas a discutir mecanismos para monitorá-lo.

O chanceler pediu aos vizinhos da Síria para não armar os rebeldes que lutam para derrubar o presidente Bashar al-Assad, e disse que a decisão tomada no sábado por países ocidentais e árabes de armar os rebeldes vai prolongar a crise e aprofundar o derramamento de sangue. 

"Isto prolongará a crise, estimulará os terroristas a cometer mais crimes (...) vai impor travas à conferência de Genebra", declarou o chanceler sírio.

Com informações das agências AFP e Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade