PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Síria caminha para um diálogo nacional incondicional, diz ministro

9 fev 2013 - 06h52
(atualizado às 06h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A Síria ruma para um diálogo nacional "sério e incondicional" do qual não haverá marcha à ré, afirmou na noite desta sexta-feira, em entrevista dada à emissora de televisão oficial, o ministro da Informação, Omran al-Zubi.

"Acreditamos que deve haver um diálogo nacional sério em território sírio, incondicional e sem a exclusão de ninguém", apontou Zubi ao explicar a forma de pôr fim ao conflito vivido no país.

O ministro sírio assegurou que o diálogo deve abranger o espectro mais amplo possível e destacou que o overno está disposto a aceitar todos os que deixarem as armas.

"Nenhum dos grupos que responderem a essa chamada ao diálogo se verá prejudicado", acrescentou Zubi, que insistiu que os países da região podem ajudar a resolver a crise se deixarem de introduzir armas e combatentes em território sírio.

O Governo e a oposição síria podem entabular conversas depois que o líder dos rebeldes, Ahmed Moaz al-Khatib, se mostrou disposto a negociar "apenas para conseguir a partida do regime".

Embora a proposta de Khatib tenha recebido críticas de seus próprios companheiros, parece que essa aliança opositora pode abrir-se ao diálogo sob certas condições, como a saída do regime e a libertação de presos.

Os rebeldes e - particularmente - o Conselho Nacional Sírio, um dos seus principais grupos, se distinguiam por rejeitar qualquer conversa com o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, frente a alguns grupos da oposição favoráveis a uma solução negociada.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade