PUBLICIDADE

Oriente Médio

Segunda rodada de negociações de paz para Síria começará em 10 de fevereiro

30 jan 2014 - 13h42
Compartilhar
Exibir comentários

A segunda rodada de negociações entre o Governo sírio e a oposição deve começar em 10 de fevereiro em Genebra, confirmou à agência EFE o vice-ministro de Relações Exteriores da Síria, Faisal Makdad.

Makdad precisou que essa nova rodada durará uma semana e que a delegação governamental será a mesma, com o ministro sírio de Relações Exteriores, Walid Muallem, na liderança.

O mediador neste processo, Lakhdar Brahimi, citou na quarta-feira essa data para o reatamento das negociações, cuja primeira rodada concluirá amanhã, quando completar seu nono dia.

Makdad descartou qualquer possibilidade da delegação do Governo sírio se retirar destas negociações "De nenhuma maneira deixaremos estas discussões e continuaremos com elas até chegarmos a soluções para a crise síria", assegurou.

O vice-ministro insistiu que a questão do terrorismo deve ser prioritária, para depois passar pelo resto dos pontos do Comunicado de Genebra, e o roteiro do processo de paz para a Síria estipulado pelos Estados Unidos, Rússia e a ONU.

Esse comunicado faz menção a um cessar-fogo, à entrada de ajuda humanitária e à formação de um órgão de Governo transitório. "É preciso aceitar que há terroristas na Síria e que há países que estão financiando e encorajando eles", insistiu o vice-ministro.

O regime sírio considera terroristas todos os grupos rebeldes que usam armas.

A ONU, que intermedia este processo negociador, indicou que as partes não se reunirão nesta tarde, e o vice-ministro diminuiu a importância do fato após assinalar que sua delegação dedicará as próximas horas a preparar a sessão de amanhã.

"Normalmente não há sessões pela tarde, geralmente há consultas para preparar a reunião da manhã seguinte. O senhor Brahimi se reunirá com cada delegação separadamente se acreditar que há questões para discutir", explicou.

Guerra civil em fotos Conteúdo exclusivo
AFP AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas. Enviado especial, Morales passou dias com rebeldes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade