PUBLICIDADE

Oriente Médio

Secretário-geral da ONU vê pequena oportunidade para paz na Síria

1 mar 2013 - 15h22
(atualizado às 16h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Ban Ki-moon: janela de oportunidade existe, mas é pequena e pode se fechar a qualquer momento
Ban Ki-moon: janela de oportunidade existe, mas é pequena e pode se fechar a qualquer momento
Foto: AP

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta sexta-feira que há uma pequena janela de oportunidade para o governo sírio e a oposição realizarem negociações sobre o fim da guerra civil. O governo da Síria mostrou maior disposição para dialogar com a oposição a fim de acabar com o conflito de dois anos que já matou 70 mil pessoas.

"Esta é uma janela muito pequena de oportunidade que nós apoiamos fortemente e incentivamos para que a usem. A oportunidade pode se fechar em breve", disse Ban. Em entrevista coletiva em Genebra, Ban disse que iria encontrar o enviado da ONU para a Síria, Lakhdar Brahimi, na Suíça, no sábado, para conversas privadas. A situação na Síria está se deteriorando e é fundamental acabar com a violência e iniciar um diálogo político, completou ele.

O ministro sírio das Relações Exteriores, Walid al-Moualem, disse na segunda-feira que o governo iria até mesmo falar com os rebeldes armados. Na quinta-feira, o governo estendeu a validade de passaportes para seus cidadãos no exterior, atendendo a uma condição estabelecida pela oposição para as negociações.

O chefe do grupo de oposição Coalizão Nacional Síria, Moaz al-Khatib, disse que iria falar com representantes do presidente Bashar al-Assad caso passaportes expirados fossem prorrogados por dois anos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade