PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia entrega aos EUA plano de controle de armas químicas sírias

11 set 2013 - 12h43
(atualizado às 13h01)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, durante uma reunião em Moscou</p>
Ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, durante uma reunião em Moscou
Foto: Sergei Karpukhin / Reuters

A Rússia anunciou nesta quarta-feira que já entregou aos Estados Unidos o plano para pôr em prática a iniciativa que prevê o controle internacional dos arsenais de armas químicas da Síria. Moscou debater o plano durante a reunião que o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, manterá amanhã, em Genebra, com o secretário de Estado americano, John Kerry.

Lavrov assegurou ontem que Moscou e Damasco já trabalham em um "plano concreto, claro e eficaz" para pôr sob controle internacional as armas químicas sírias. O ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Muallem, disse que seu país aceitou a proposta da Rússia e que está disposto a assinar a Convenção Internacional para a Proibição de Armas Químicas para encaminhar sua destruição.

O chefe da diplomacia do país árabe explicou que a decisão de Damasco pretende "deixar sem argumentos a agressão americana", um ataque pontual à Síria que os EUA estudam perpetrar pelo suposto emprego pelo exército de armas químicas contra civis. Por sua parte, Kerry disse que o plano russo para a destruição do arsenal químico sírio deve ser "vinculativo" e implicar "consequências" caso a Síria não o cumpra.

Kerry disse que o início de um processo "verificável, transparente e com consequências" é preferível do que uma intervenção militar, embora assegurou que esta opção segue sobre a mesa.

Guerra na Síria para iniciantes
AFP AFP
AFP AFP

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;Raio-x de uma m&amp;amp;aacute;quina de guerra&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade