PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia diz que reunião de paz síria não deve ocorrer até outubro

13 ago 2013 - 07h52
(atualizado às 07h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia quer a realização o mais rapidamente possível de uma conferência de paz sobre a Síria, mas é improvável que o encontro ocorra antes de outubro porque a agenda diplomática está bastante cheia até lá, disse um diplomata russo nesta terça-feira.

O vice-chanceler russo, Gennady Gatilov, disse que mais conversas devem ocorrer no final de agosto em preparação para a chamada conferência Genebra-2, que visa colocar os rebeldes sírios e o governo do presidente Bashar al-Assad juntos numa mesa de negociação.

"É improvável que aconteça em setembro, porque há diversos eventos, incluindo a 'semana ministerial' na Assembleia-Geral da ONU", disse Gatilov à agência de notícias Interfax. "Queremos que aconteça o mais rápido possível, mas precisamos ser realistas sobre as circunstâncias que podem afetar o fórum", acrescentou.

Autoridades russas e americanas concordaram na semana passada que a conferência deve ocorrer o mais cedo possível, mas não ofereceram nenhum plano concreto para reunir os lados envolvidos no conflito.

EUA e Rússia, que tem vendido armas ao governo sírio e que já protegeu Assad da condenação e sanções da ONU, disseram inicialmente que gostariam de realizar a conferência até o final de maio, mas a data continua sendo adiada repetidamente, em parte porque os rebeldes estão divididos e não conseguem decidir quem deve representá-los.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade