PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia acusa EUA de não pressionarem oposição síria para diálogo

3 jun 2013 - 09h43
(atualizado às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos não estão impondo pressão suficiente sobre a oposição síria para que participe de uma conferência internacional de paz e abandone sua exigência de saída do presidente Bashar al-Assad do poder, disse o vice-chanceler russo Sergei Ryabkov nesta segunda-feira.

A Rússia e os Estados Unidos anunciaram em 7 de maio que iriam tentar juntar o governo de Assad e seus adversários o mais rapidamente possível em uma conferência internacional, com a finalidade de buscar o fim da guerra civil, mas ainda não foi definida nenhuma data.

"Em nossa opinião, os Estados Unidos claramente não estão trabalhando duro o suficiente em termos de exercer influência sobre os grupos da oposição síria para que participem da conferência internacional", declarou Ryabkov, segundo a agência estatal de notícias RIA.

Ele afirmou que os Estados Unidos "não deveriam permitir que a oposição tente dar ultimatos e impor precondições. "A principal dessas condições é a exigência de saída do presidente sírio, Bashar al-Assad", disse Ryabkov.

A Rússia é o mais poderoso protetor de Assad no conflito que já matou mais de 80.000 pessoas desde março de 2011. Ao lado da China, vetou três resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas destinadas a pressionar o governo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade